Em meio a rumores de crise com Todt, Horner apoia críticas de Vettel aos V6: “Ele deveria ser aplaudido”

Após rumores de que Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), está descontente com as críticas feitas por Sebastian Vettel aos novos motores V6 turbo, Christian Horner saiu em defesa do tetracampeão e disse que ele deveria ser aplaudido

 Christian Horner, chefe da Red Bull, saiu em defesa de Sebastian Vettel após rumores indicarem que o tetracampeão irritou Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), com suas críticas aos novos motores V6 turbo.
 
Ao longo do último fim de semana, Vettel subiu o tom e ao ser questionado sobre o ronco dos novos propulsores, não mediu palavras: “É uma merda”. “Eu estava no pit-wall durante a corrida e lá estava mais silencioso do que em um bar. Acho que para os fãs essa mudança não legal”, avaliou.
Horner defendeu Vettel por dar sua opinião sobre novos motores (Foto: Getty Images)
Falando à imprensa, Horner afirmou que não foi procurado por Todt. “Ninguém falou comigo sobre isso ao longo do fim de semana”, contou. “ele deveria ser aplaudido por dizer o que pensa”, defendeu.
 
A entidade reguladora, por sua vez, negou que Todt tenha alertado Vettel para não utilizar um linguajar ruim em público. Em novembro de 2012, entretanto, o presidente da entidade escreveu a todos os pilotos avisando que eles não deveriam dizer palavrões na televisão. O episódio aconteceu após Vettel e Kimi Räikkönen usarem palavras inapropriadas no pódio do GP de Abu Dhabi.
 
“Nós vivemos em um mundo politicamente correto, mas parte da filosofia da Red Bull, que às vezes foi um pouco desconfortável, é dar liberdade de expressão aos pilotos”, defendeu Horner. “Sebastian manifestou sua opinião e acho que ninguém culparia um piloto por ele dar sua opinião. Ele não está sozinho. Existem opiniões diferentes e ele tem direito a dele”, continuou Christian.
 
O regulamento da F1, entretanto, contém uma cláusula que proíbe os pilotos de “trazer má reputação ao esporte”. No passado, Max Mosley costumava utilizar a regra para punir competidores que criticassem o esporte.

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube