Em nota, Marussia pede por “paciência e compreensão” quanto a novos detalhes sobre quadro médico de Bianchi

A Marussia enviou uma nota à imprensa nesta manhã de segunda-feira (6), em que pede paciência e compreensão quanto às atualizações da situação médica de Jules Bianchi, que sofreu um forte acidente durante o GP do Japão e teve traumatismo craniano

A Marussia enviou um comunicado nesta manhã de segunda-feira (6), quase 24 horas depois do acidente com Jules Bianchi em Suzuka, para pedir por "paciência e compreensão" com relação às informações sobre o estado de saúde do jovem piloto.

O francês de 25 anos sofreu um forte acidente na volta 43 do GP do Japão, disputado no último domingo (5). Na parte final da prova, a chuva apertou, e Bianchi acabou escapando da pista depois de aquaplanar na curva 7. O piloto saiu para a área de escape e acabou atingindo um trator que retirava a Sauber de Adrian Sutil, que escapara no mesmo ponto uma volta antes.

Bianchi foi imediatamente atendido pela equipe médica do circuito e transportado de ambulância para o Hospital Geral de Mie, em Yokkaichi, cidade localizada a aproximadamente 10 km do autódromo nipônica. O piloto estava inconsciente, mas respirava por conta própria. Lá, Jules foi rapidamente submetido a uma cirurgia depois que uma tomografia computadorizada revelou um traumatismo craniano. A operação durou quatro horas. Após o procedimento, o jovem foi transferido para a unidade de cuidados intensivos e permanece em estado crítico.

Os médicos trabalham no resgate de Jules Bianchi depois do acidente em Suzuka (Foto: Getty Images)

Ainda na nota desta segunda, a equipe anglo-russa agradeceu todas as mensagens de "apoio e carinho para Jules e toda a esquadra neste momento difícil" e afirmou que as atualizações sobre a evolução do quadro do gaulês serão feitas obedecendo aos desejos da família de Bianchi.

"No que diz respeito à comunicação relativa às condições médicas de Jules, nós vamos respeitar, e seremos guiados, pelos desejos da família dele. E isso, além dos cuidados com Jules, será uma prioridade para nós", disse o comunicado.

"Por isso, gostaríamos de pedir paciência e compreensão em relação às novas informações, que serão divulgadas em conjunto com o Hospital Geral de Mie, em Yokkaichi, onde Jules vem sendo tratado. E essas informações serão publicadas quando eles sentirem que é apropriado."

"Os representantes da Marussia e da Ferrari vão permanecer no hospital como forma de apoio a Jules e sua família", encerrou a nota.

A corrida de domingo foi encerrada imediatamente após o acidente, e a vitória ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes. Aos 25 anos de idade, Bianchi está em sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari.

Um comunicado oficial foi divulgado pela FIA às 8:20 (de Brasília), dizendo que a tomografia mostrou que Bianchi "sofreu uma severa contusão craniana e está em cirurgia nesse momento." O piloto será movido para a UTI imediatamente após o final do procedimento cirúrgico.

As imagens do acidente com Jules Bianchi em Suzuka
#GALERIA(5099)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.