Empresário descarta definição de Sainz antes de Miami, mas diz: “Estamos no jogo”

Carlos Onoro, que cuida da carreira de Carlos Sainz, disse que o piloto segue negociando seu futuro na Fórmula 1. Mas nada será confirmado até o GP de Miami

O futuro de Carlos Sainz não será definido até o final de semana, quando será realizado o GP de Miami, sexta etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Quem garante é Carlos Onoro, empresário e primo do piloto, que deixará a Ferrari ao final deste ano, substituído por Lewis Hamilton.

O ano de 2024 começou agitado para Sainz, e não somente pelo fato do time de Maranello ter anunciado ainda em fevereiro que não renovaria o contrato para dar lugar ao heptacampeão. Às vésperas do GP da Arábia Saudita, o espanhol precisou ser operado com urgência por conta de uma apendicite — com isso, ficou fora da corrida em Jedá.

Ainda com dificuldades de locomoção, Sainz desembarcou em Melbourne, duas semanas depois do episódio clínico, e aproveitou uma falha nos freios de Max Verstappen para vencer com absoluto controle o GP da Austrália.

Além da vitória, o bom desempenho no campeonato tem sido vitrine para o espanhol negociar melhores condições pensando nas próximas temporadas da Fórmula 1 — é o quarto entre os pilotos e, com uma etapa a menos, somente sete pontos atrás do companheiro Charles Leclerc.

Empresário afirma que Sainz (foto) não terá futuro definido nessa semana (Foto: AFP)

Estes fatores dão certa tranquilidade para Onoro negociar com as equipes — ao menos oficialmente, Mercedes e Red Bull são as grandes escuderias com vaga disponível, enquanto Sainz seria o alvo principal da Audi — que estará em 2025 ainda com o nome Sauber e já confirmou a contratação de Nico Hülkenberg a partir do ano que vem.

“Não teremos grandes novidades [até Miami]. Vindas de nós, com certeza, não. Estamos jogando o jogo, então veremos”, disse Onoro ao podcast F1 Nation. “Vocês podem descansar entre China e Miami, não se preocupem”, completou.

A última semana teve mais uma confirmação para 2025: Hülkenberg vai deixar a Haas e assumir um lugar na Sauber. Contudo, com múltiplos anos de contrato, será membro da Audi em 2026. Enquanto Sainz não tiver um acordo assinado, Onoro seguirá trabalhando nesse sentido. No entanto, o empresário destacou que cada vez são menos fatores a “equilibrar” durante as negociações, indicando condições favoráveis para o espanhol permanecer na Fórmula 1.

Sainz, pódio no GP do Japão, se tornou principal ativo no mercado de pilotos (Foto: AFP)

“O mercado de pilotos tem estado agitado ultimamente, e acho que veremos algum movimento nas próximas semanas. Digamos que este é um período interessante. Por enquanto, o malabarismo continua do nosso lado, mas estamos equilibrando poucas bolas”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.