Envolvida em polêmicas sobre regulamento, Red Bull afirma que é punida por ser criativa

Após o GP da Hungria do último domingo (29), foi revelado que a Red Bull vem fazendo alterações em seu carro ao longo da temporada graças a intervenções da FIA. Para Christian Horner, a equipe sofre sanções porque é mais criativa que as outras

Depois da polêmica envolvendo o mapeamento dos motores no GP da Alemanha, foi revelado no ultimo domingo (29), após o GP da Hungria, que a Red Bull teve que mudar um dispositivo que permite o ajuste da suspensão na etapa do Canadá, que aconteceu em junho, na vitória de Lewis Hamilton. Naquela prova, Sebastian Vettel acabou em quarto e Mark Webber foi o sétimo colocado.

Chefe de equipe dos taurinos, Christian Horner reagiu às novas críticas e ressaltou o fato de que o RB8 não foi considerado irregular em nenhuma das etapas disputadas até aqui. O dirigente também afirmou que não entende o motivo de os austríacos serem criticados por interpretar o regulamento de forma variada ao longo do ano.

"As folhas com o resultado final da qualificação e da corrida saem, e o carro está em conformidade com o regulamento", disse. “Todo resto é besteira. No final do dia, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e os comissários decidem se o carro é legal ou não. Toda vez que nosso carro tem sido questionado por outras equipes, nós sempre respeitamos o regulamento”.

Horner diz que regulamento da F1 é aberto para interpretação (Foto: Red Bull/Getty Images)

Durante toda temporada, a Red Bull precisou fazer pequenas alterações no carro por conta de várias intervenções da FIA na equipe após o final da várias provas. Para Horner, o regulamento está aberto para interpretação e diz que a ação da entidade máxima do automobilismo é uma forma de minar a criatividade na F1.

"É claro que a natureza da F1 é competitiva, mas os regulamentos são escritos de tal forma que eles estão abertos à interpretação”, ressaltou. “Da HRT à Red Bull, cada equipe só interpreta as regras, caso contrário, todos os carros seriam iguais. Parte de nossa força é a nossa criatividade e eu não acho que devemos ser criticados por sermos criativos”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.