Equipes definem escalação dos pilotos para primeiro dia dos testes de pré-temporada em Barcelona

Com exceção da Williams, que não vai levar à pista o FW42 nesta segunda-feira, as outras nove equipes do grid já têm definidos os pilotos que vão estrear os respectivos carros para 2019. Mercedes e Renault vão colocar seus dois pilotos para acelerar na abertura da pré-temporada, alternando os titulares entre manhã e tarde´

A aguardada abertura dos testes de pré-temporada da F1, com início nesta segunda-feira (18), em Barcelona, vai contar com 11 pilotos na pista neste primeiro dia de sessão. Com exceção da Williams, que só vai levar o novo FW42 à pista na terça-feira, as outras nove equipes do grid já definiram suas respectivas escalações. Dentre elas, a Mercedes é a única que não anunciou quem vai guiar o W10 entre terça e quinta-feira na Catalunha.
 
Para a abertura dos trabalhos em Barcelona, a Mercedes vai alternar seus titulares. Caberá a Valtteri Bottas acelerar a nova joia prateada pela manhã, com o pentacampeão Lewis Hamilton assumindo os trabalhos à tarde. A Renault adotou esquema semelhante, com Nico Hülkenberg acelerando no primeiro período, enquanto a nova contratação, Daniel Ricciardo, vai à pista depois do almoço.
 
A Renault, aliás, definiu a alternância entre seus titulares em todos os dias de testes nesta primeira semana de pré-temporada.
A Renault vai levar à pista o novo R.S.19 com seus dois titulares (Foto: Reprodução/Twitter)

A Ferrari escalou Sebastian Vettel para estrear a SF90. O tetracampeão vai ter todo o primeiro dia de testes para ter as primeiras impressões do novo modelo de Maranello, voltando à pista na quarta-feira. Charles Leclerc vai pilotar o carro vermelho fosco na terça e também na quinta-feira.

 
Da mesma forma, a Red Bull vai colocar seu piloto mais experiente, Max Verstappen, na pista para testar o novo RB15 Honda na segunda e na quarta-feira, enquanto Pierre Gasly, que vai estrear pela equipe taurina em 2019, vai assumir os trabalhos na terça e também na quinta-feira.
 
A Haas é uma das duas equipes do grid que vai contar com um piloto de testes acumulando quilometragem com o novo carro. Os titulares Romain Grosjean e Kevin Magnussen pilotam o novo VF19 na segunda e terça-feira, respectivamente. Na quarta, o franco-suíço pilota o modelo preto e dourado pela manhã e vai entregar o volante ao brasileiro Pietro Fittipaldi na parte da tarde. No último dia desta primeira sessão, Fittipaldi volta a pilotar o novo carro da equipe norte-americana, com Magnussen completando os trabalhos.
 
Já a McLaren preferiu valorizar sua nova dupla titular e deixou de lado a possibilidade de ter Fernando Alonso nos testes em Barcelona. Carlos Sainz vai ser o responsável pela estreia do MCL34 na segunda-feira, voltando à pista na quarta-feira. O prodígio britânico Lando Norris vai se encarregar de assumir o volante do carro laranja na terça e também na quinta-feira.
Max Verstappen abre os trabalhos para a Red Bull nesta segunda-feira (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Esquema parecido definiu a Racing Point, sucessora da Force India. Sergio Pérez, o piloto mais experiente da equipe, vai levar à pista o RP19 rosa e azul na segunda-feira. O mexicano regressa ao volante na quarta, alternando com o canadense Lance Stroll, que vai pilotar o novo modelo na terça e também na quinta-feira. 

 
Da mesma forma, a Alfa Romeo definiu Kimi Räikkönen para guiar o novo carro, a ser apresentado neste início de segunda-feira, na segunda-feira e na quarta, com o jovem Antonio Giovinazzi liderando os trabalhos de pista nos outros dias.
 
A Toro Rosso também optou pela experiência na hora de definir o piloto que vai estrear o STR14 na pré-temporada. Daniil Kvyat, de volta à F1 e à equipe de Faenza, acelera na segunda e na quarta-feira, com o anglo-tailandês Alexander Albon, estreante na F1, assumindo os trabalhos na terça e na quinta-feira.
 
A Williams só vai à pista na terça-feira com uma combinação de dois pilotos novatos para pilotar o FW42. George Russell vai levar à pista o novo carro pela primeira vez pela manhã, enquanto o terceiro piloto Nicholas Latifi assume o volante à tarde. O canadense volta a pilotar o FW42 na manhã de quarta, entregando o volante ao piloto mais experiente do time, Robert Kubica. Apenas na quinta-feira que os dois titulares, Kubica e Russell, vão se alternar na pilotagem do modelo azul e branco construído — com atraso — em Grove.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Eric Calduch, Evelyn Guimarães e Vitor Fazio, e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

F1 2019, testes de pré-temporada, Barcelona, primeira sessão:

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA
MERCEDES BOTTAS/HAMILTON A DEFINIR A DEFINIR A DEFINIR
FERRARI VETTEL LECLERC VETTEL LECLERC
RED BULL VERSTAPPEN GASLY VERSTAPPEN GASLY
RENAULT HÜLKENBERG/RICCIARDO RICCIARDO/HÜLKENBERG HÜLKENBERG/RICCIARDO RICCIARDO/HÜLKENBERG
HAAS GROSJEAN MAGNUSSEN GROSJEAN/FITTIPALDI FITTIPALDI/MAGNUSSEN
MCLAREN SAINZ NORRIS SAINZ NORRIS
RACING POINT PÉREZ STROLL PÉREZ STROLL
ALFA ROMEO RÄIKKÖNEN GIOVINAZZI RÄIKKÖNEN GIOVINAZZI
TORO ROSSO KVYAT ALBON KVYAT ALBON
WILLIAMS AUSENTE RUSSELL/LATIFI LATIFI/KUBICA KUBICA/RUSSELL

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.