Ocon admite surpresa com preparação positiva na Haas: “Esperava mais restrições”

Vivendo os primeiros meses como piloto da Haas na F1, Esteban Ocon admitiu que esperava sofrer mais na preparação junto à equipe para 2025. Por outro lado, aprovou a chance de ver a equipe operando na pré-temporada

Esteban Ocon reconheceu que esperava ter mais problemas nos estágios iniciais da aclimatação à nova equipe na F1, a Haas. O francês, que deixou a Alpine na penúltima etapa do ano passado, teve o primeiro gosto real do carro americano na pré-temporada do Bahrein e disse que o período foi ainda mais tranquilo do que o imaginado. Segundo ele, as “restrições” esperadas não aconteceram.

“Sim, tivemos [algumas surpresas]. Não posso entrar em detalhes, mas pensei que fôssemos ter mais restrições na minha preparação. Achei que não conseguiríamos uma preparação tão boa quanto foi”, admitiu. “E conseguimos ver tudo que eu precisava. Então, foi tudo bem”, destacou.

A primeira participação com a equipe aconteceu ainda em 2024, no teste pós-temporada de Abu Dhabi, mas obviamente com o carro do ano passado. Em relação ao monoposto de 2025, Ocon disse que já conseguiu identificar algumas evoluções ao longo dos três dias em Sakhir.

“Foi muito bom conseguir essa primeira sensação. Eu pilotei em Silverstone, mas estava nevando. Então, não era realmente a condição que a gente queria. Mas finalmente pude pilotar pela primeira vez [no Bahrein]. Muitos pontos positivos estão claramente melhores do que lembro em Abu Dhabi”, garantiu.

Ocon chegou a dar uma rodada durante a pré-temporada, no Bahrein (Vídeo: Reprodução)

Por outro lado, ao mesmo tempo em que as melhorias ficaram mais claras, os pontos de fraqueza também foram notados. Assim, o time ainda trabalha com o feedback do francês antes da estreia da temporada, na Austrália. Ao menos, Esteban já conseguiu ter um gosto da operação da equipe em um fim de semana de corrida, o que será importante para a estreia.

“Então, isso é muito positivo, mas vimos rapidamente onde precisamos de um pouco mais, em que áreas precisamos evoluir o carro. Obviamente, foi isso que eu disse a Ollie [Bearman] e ao time. E foi bom poder trabalhar em condições reais com a equipe, com o tráfego e a forma que as coisas seriam feitas em um fim de semana de corrida”, finalizou Ocon.

Com o período de testes coletivos oficialmente encerrado, a próxima atividade da F1 é a estreia da temporada, no GP da Austrália. A etapa está programada para acontecer entre os dias 14 e 16 de março, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.