Ex-chefe critica falta de investimento da Haas: “Estruturas antigas não funcionam mais”

Guenther Steiner, que esteve à frente da Haas entre 2016 e 2023, afirmou que as dificuldades enfrentadas com a equipe eram fruto da falta de investimento

Guenther Steiner, ex-chefe da Haas na Fórmula 1, criticou a falta de investimentos da equipe no esporte. Depois de ficar em último no Mundial de Construtores em duas das últimas três temporadas, o antigo mandatário afirmou que, no cenário atual, é praticamente impossível fazer algum progresso, uma vez que as instalações do time são muito ultrapassadas.

Steiner esteve à frente da Haas desde que a escuderia foi fundada na F1, em 2016. Porém, os últimos resultados da equipe não foram dos melhores. Depois de ficar na lanterna em 2021, ser oitavo em 2022 e voltar para a última posição em 2023, Gene Haas, dono do time, se sentiu envergonhado e decidiu promover mudanças internas.

Relacionadas


Dessa forma, Steiner foi demitido e Ayao Komatsu foi promovido ao cargo de chefe. Porém, na visão de Guenther, o cenário da Haas tende a permanecer o mesmo, uma vez que Gene não está disposto a investir no esporte e a ultrapassada estrutura da equipe não permite grandes evoluções.

“Eu queria investir na equipe, ele não. Simplesmente tínhamos opiniões diferentes sobre como as coisas deveriam proceder. Da forma como a equipe foi montada não se podia fazer muito mais. Então não é uma crítica ao time, mas sim à realidade que enfrentamos. O limite orçamentário mudou completamente a Fórmula 1. As estruturas antigas não funcionam mais”, contou Steiner ao Auto Motorsport.

Haas mostrou seu carro para a temporada 2024 da F1 (Foto: Haas)

“McLaren, Williams e AlphaTauri investem há dois anos em infraestrutura para terem mais orçamento para o negócio operacional. Se você não seguir o exemplo, não poderá esperar ser capaz de acompanhar”, finalizou.

A Haas lançou o VF-24, carro para a temporada 2024 da Fórmula 1, no início de fevereiro. O modelo, no entanto, não promete muito e o próprio Komatsu disse que espera ver a dupla formada por Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen andando nas últimas posições.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.