Ex-dono de equipe na F1 revela diagnóstico de câncer agressivo e alerta: “Cuidem do corpo”

Eddie Jordan revelou tratamento contra o câncer de próstata e de bexiga e incentivou os ouvintes a realizarem exames de rotina com frequência, independentemente da idade

Ex-proprietário de equipe na Fórmula 1, Eddie Jordan revelou que está em tratamento contra o câncer de bexiga e de próstata. A doença foi descoberta em março deste ano em exames de rotina e chegou a se espalhar para coluna e pélvis.

Jordan, de 76 anos, contou o diagnóstico na edição recente do podcast Formula For Success, que apresenta ao lado do ex-piloto David Coulthard. Em outubro do ano passado, ele já havia indicado algum problema de saúde ao pedir aos ouvintes que fizessem exames regulares, porém não entrou em detalhes.

Na ocasião, afirmou que o prognóstico recebido dos médicos era “absolutamente fantástico”. Agora, falou abertamente sobre a própria condição e admitiu que foi “bastante agressiva”.

“David, nós meio que fizemos alusão a isso durante os programas. Em março e abril, fui diagnosticado com câncer de bexiga e de próstata, que se espalhou para a coluna e a pélvis, tornando-se bastante agressivo”, contou Jordan.

Giancarlo Fisichella ao volante da Jordan, em 2003 (Foto: Reprodução)

Em seguida, citou o exemplo do ex-ciclista Chris Hoy, que também tornou pública recentemente a descoberta de um câncer de próstata terminal, apesar de quase não ter apresentado sintomas externos. Eddie buscou encorajar homens a fazerem exames sem medo.

“Todos nós já ouvimos falar do nosso maravilhoso amigo, Sir Chris Hoy, que é uma megaestrela absoluta e que se manifestou sobre doenças como a minha, mas ele é um homem muito mais jovem”, começou o ex-dirigente.

“Esta, no entanto, é uma pequena mensagem, e todos devem ouvi-la: não desperdicem ou adiem isso. Faça o teste, porque você tem chances. E temos muitas orientações médicas à disposição e há muitas coisas que podem ser feitas para você prolongar a sua vida”, acrescentou.

“Vá e faça o exame. Não seja estúpido. Não seja tímido. Não é algo para ficar tímido. Cuidem do corpo, rapazes. Vamos seguir em frente, mas, sim, foram dias muito sombrios, e, felizmente, conseguimos sair dessa”, encerrou.

Jordan fundou a equipe que levou seu nome na F1 em 1991. Foi, aliás, o time que deu oportunidade a Michael Schumacher de estrear na categoria, no GP da Bélgica daquele ano. Permaneceu no grid até a temporada 2005.

Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTubeGP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.