Ex-membro da FIA critica acúmulo de funções sobre Rui Marques: “Imensa pressão”

Ex-FIA, Tim Mayer criticou o acúmulo de funções que Rui Marques passará no fim de semana no Catar. Português será diretor de provas de Fórmula 1, Fórmula 2 e F1 Academy

Ex-comissário-chefe da FIA, Tim Meyer teceu mais críticas para a Federação Internacional de Automobilismo por conta do aumento nas demissões nas últimas semanas. Meyer, inclusive, foi um dos que perdeu o emprego após 15 anos, assim como o diretor de provas da F1, Niels Wittich, e o oficial de compliance Paolo Bassari.

Outra demissão que surpreendeu foi a de Janette Tan, já que ela era esperada para ser a diretora de provas da rodada da Fórmula 2 no Catar. Com a decisão, o português Rui Marques, que foi promovido para a F1 após a demissão de Wittich, acumulará funções em Lusail, já que não terá apenas a F2 junto, como também a F1 Academy.

Relacionadas

Em entrevista à emissora inglesa BBC, Meyer falou sobre a surpreendente saída de Tan, e apontou que existem poucas pessoas que podem realizar o mesmo trabalho da comissária, que recentemente foi a líder das operações de corrida do GP de Singapura de F1.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris x Leclerc, McLaren x Ferrari: o que ainda está em jogo na reta final da F1 2024

Tim Mayer (Foto: Reprodução)

“Ela é a epítome do tipo de pessoa que queremos trabalhando pela FIA, a melhor da próxima geração de diretores de prova. Não sei as circunstâncias, mas alguém poderia pensar que eles trabalhariam muito duro para manter alguém com o caráter dela”, declarou.

Tim também detonou o acúmulo de função para Rui Marques, que após comandar as temporadas de Fórmula 3 e Fórmula 2, foi promovido para diretor de provas da F1 após a saída de Wittich. O ex-funcionário falou sobre a imensa pressão que o português passará no Catar.

“Sabemos o quão difícil esses trabalhos são. Adoro o Rui, mas ele vai estar sob imensa pressão. Não existem muitos diretores de prova no mais alto nível de certificação da FIA. Sou um deles. É muito trabalho, e se você faz o trabalho certo, todo dia acorda com uma úlcera pensando em várias coisas que precisam ser pensadas. Eles não estão fazendo nenhum favor. Eles estão com falta de pessoas para trabalhar”, concluiu.

Steve Nielsen (ex-diretor-esportivo), Tim Gross (ex-diretor-técnico), Pierre KettererEdward Floyd (ex-membros da área jurídica), Deborah Mayer (chefe da Comissão Feminina no Esporte a motor da FIA) e Natalie Robyn (primeira CEO da FIA) são outros exemplos de baixas sofridas recentemente na Federação nos últimos meses.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.