Ex-piloto de F1 vê risco em possível ida de Norris para Red Bull e opina: “Não vale a pena”

Lando Norris é um dos principais nomes da atual geração de pilotos, e Johnny Herbert acredita que o inglês deveria permanecer na McLaren, principalmente na atual fase crescente dos ingleses

Um dos pilotos mais promissores da geração atual da Fórmula 1, Lando Norris já é apontado como um provável candidato à Red Bull para a temporada 2026, uma vez que o atual contrato com a McLaren vai até o final do próximo ano. Um movimento ousado, porém que poderia trazer mais riscos do que benefícios, na visão do ex-piloto Johnny Herbert.

Norris estreou na F1 em 2019 já com a McLaren. Nas últimas cinco temporadas realizadas com o time de Woking, conquistou uma pole-position e 13 pódios, sendo sete somente em 2023, ano em que a equipe inglesa mostrou considerável evolução na segunda metade do campeonato.

É justamente por esse progresso do time papaia que Herbert, que competiu na F1 na década de 1990, acredita que o melhor seria Norris permanecer com os ingleses, por mais que o piloto seja visto pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko, como um candidato a formar o duo taurino com Max Verstappen no futuro.

“Se isso for feito apenas da perspectiva do piloto, sempre se tentará descobrir o que irá beneficiá-lo. Agora, vale a pena o risco de ele ir para a Red Bull na situação em que se encontra?”, indagou Herbert ao Express Sport.

Norris aprovou o trabalho da McLaren em 2023, dentro e fora das pistas (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“A McLaren está indo muito, muito bem… Eles adoram tê-lo na equipe. Ele corresponde quando o carro se comporta bem… Vale a pena o risco? Pessoalmente não, não acho que valha a pena o risco”, opinou o ex-piloto, destacando a pouca idade de Lando — 24 anos — como trunfo para os próximos anos.

“Ele ainda é jovem, ainda vai melhorar, e, agora, a McLaren está em uma trajetória muito boa para talvez estar em uma posição mais forte no ano que vem. Teremos de esperar para ver, é claro, mas não vejo por que ele iria querer dificultar um pouco a própria vida quando está em uma posição muito boa no momento”, finalizou.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada, no circuito de Sakhir, no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.