F1 confirma realização do GP da Arábia Saudita apesar de ataque a míssil em Jedá

Ataque a míssil realizado em refinaria da Aramco situada em Jedá não alterou planos da Fórmula 1, que vai manter o cronograma para a disputa do GP da Arábia Saudita

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: OS TREINOS LIVRES DO GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

Após reunião de emergência no paddock da Fórmula 1 em Jedá, o CEO Stefano Domenicali garantiu a realização do GP da Arábia Saudita normalmente, apesar dos ataques direcionados pelo grupo rebelde Houthi à refinaria da petrolífera Aramco — a 10 km do circuito. As autoridades sauditas não deram maiores informações sobre o ataque, mas garantiram que “a segurança é prioridade”.

“Pessoalmente, eu me sinto absolutamente seguro”, garantiu Domenicali após deixar a reunião de emergência nesta sexta-feira (25). “Se não fosse assim, eu não estaria aqui”, disse o chefão da F1, além de prometer manter os competidores informados de qualquer mudança, com uma reunião envolvendo os chefes de equipe a ser realizada ainda hoje.

LEIA MAIS SOBRE O ATAQUE EM JEDÁ
Refinaria de petróleo perto da pista explode durante treino da F1 em Jedá
Grupo rebelde Houthi reivindica autoria de ataque em Jedá

Explosão na Aramco deixou nuvem de fumaça no céu de Jedá (Foto: Andrej Isakovic/AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além disso, a Federação de Automobilismo da Arábia Saudita divulgou um comunicado em que admite os ataques próximos ao circuito, mas reafirma que a programação do final de semana será mantida normalmente.

“Estamos cientes do ataque na estação de distribuição da Aramco em Jedá no início desta tarde e seguimos em contato direto com as autoridades de segurança sauditas, assim como a Fórmula 1 e a FIA para garantir toda a segurança necessária e que as medidas de segurança continuem a ser implementadas para garantir a integridade de todos os visitantes do GP da Arábia Saudita de F1, assim como os pilotos, equipes e acionistas”, diz o comunicado.

“O cronograma do fim de semana de corrida vai seguir conforme planejado. A segurança e integridade de todos os nossos convidados seguem sendo nossa prioridade e estamos ansiosos em receber os fãs para um fim de semana de corrida premium e de entretenimento”, finalizou a entidade, em postagem feita no Twitter.

Um dos membros do paddock da F1 confirmou que a categoria está em “constante contato com as autoridades relevantes, acompanhando a situação de hoje. As autoridades confirmaram que o evento pode continuar conforme planejado, e vamos continuar em contato com eles com todas as equipes”, salientou.

A Fórmula 1 teve dois treinos livres nesta sexta, e voltará à pista de Jedá para mais uma sessão de treino e outra de classificação no sábado, com a corrida principal marcada para o domingo. Vale lembrar que a Fórmula 2 também corre na Arábia Saudita neste final de semana.

Por fim, todas as entrevistas coletivas desta sexta foram canceladas pela FIA, sem maiores explicações dos motivos que levaram à decisão. A Fórmula 1 ainda tem duas sessões em Jedá neste sábado, com o terceiro treino livre e a classificação, além da corrida principal no domingo.

Minutos depois do fim do TL2 e sem as coletivas acontecendo, a F1 marcou uma nova reunião com chefes de equipe e os pilotos. Novamente, a decisão foi de manter as atividades e a programação intacta do fim de semana em Jedá, com Domenicali alegando que a F1 está se sentindo plenamente segura. De acordo com o dirigente, a decisão de seguir o fim de semana foi unânime entre os chefes.

“Nós acreditamos nas autoridades sauditas. Os ataques visam áreas industriais, não áreas civis e nem a área reservada para a etapa da Fórmula 1”, comentou Stefano após a reunião.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, explicou que, apesar da decisão de seguir com os trabalhos, os pilotos que não se sentirem seguros podem abandonar a etapa. A expectativa é que os pilotos façam uma nova reunião, apenas entre elas, decidindo os próximos passos.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar