Fórmula 1 diz que “não existe” plano secreto para furar fila da vacinação contra Covid-19

Segundo o diário suíço Blick, a Fórmula 1 planeja ter todos os membros de equipes, incluindo aí os pilotos, vacinados antes do começo da temporada 2021, em 28 de março, no Bahrein. Contudo, um assessor de imprensa da categoria negou a informação

O início da vacinação contra a Covid-19 em boa parte do mundo trouxe luz no fim do túnel depois de um 2020 sem precedentes na história recente da humanidade. Na luta contra o novo coronavírus e contra as variantes da doença, já são quase 91 milhões de pessoas infectadas e 1,9 milhão de vidas perdidas, segundo a última atualização da Universidade Johns Hopkins. A vacina chega para arrefecer os efeitos da pandemia e, em médio prazo, devolver ao planeta um ritmo de vida normal, obedecendo a ordem prioritária com a aplicação das doses em trabalhadores que atuam na linha de frente da saúde, idosos e pessoas com comorbidades.

Mas segundo o jornal suíço Blick, a Fórmula 1 tem um plano secreto para ter todos os membros de equipes, incluindo os pilotos, vacinados antes do começo da temporada 2021, em 28 de março, no Bahrein.

De acordo com o periódico, a medida teria como principal intenção imunizar a todos e garantir a normalidade do campeonato, além de evitar a baixa de pilotos, como aconteceu no ano passado: Sergio Pérez ficou fora de duas corridas, enquanto Lance Stroll e Lewis Hamilton desfalcaram Racing Point e Mercedes, respectivamente, de uma etapa.

A Fórmula 1 negou ter planos de vacinar secretamente pilotos e equipes antes da temporada 2021 (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O Bahrein, apontado também como provável destino dos testes de pré-temporada — datas que ainda não foram oficializadas pela Fórmula 1 —, já vacinou mais de 92 mil pessoas segundo os números atualizados do site Our World in Data.

Entretanto, em contato com a emissora alemã n-tv, o Liberty Media, por meio da sua assessoria de imprensa, negou a informação dada pelo jornal suíço. “Posso confirmar que a notícia é incorreta e que não existe tal plano da parte da FIA ou da F1”, declarou.

Pilotos e membros mais jovens das equipes, sem comorbidades, despontam como os últimos na fila de prioridades para receber a vacina, de acordo com o planejamento dos órgãos de saúde dos países que já iniciaram o processo ao redor do mundo.

O recrudescimento da pandemia já provocou a primeira grande mudança no calendário original previsto para 2021, com o adiamento do GP da Austrália, movido de 21 de março para 21 de novembro, e a abertura do campeonato agora agendada para 28 do terceiro mês no circuito de Sakhir, no Bahrein. O GP da China não consta no calendário revisado, já que os promotores tentam uma solução para o segundo semestre, embora pareça bastante improvável — há a previsão de 12 GPs em 16 finais de semana a partir do fim de agosto.

Ímola volta ao calendário em 2021 como palco da segunda etapa do campeonato, em 18 de abril. Já os GPs de São Paulo, Arábia Saudita e Abu Dhabi tiveram mudanças nas suas respectivas datas. A prova em Interlagos foi remarcada para 7 de novembro, uma semana antes do previsto, para dar tempo de logística para a viagem rumo à Austrália. Os GPs da Arábia Saudita e de Abu Dhabi vão acontecer nos dias 5 e 12 de dezembro, respectivamente.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube