F1 fala em “controvérsia” e defende fim de ponto da volta mais rápida em 2025
A Fórmula 1 explicou o motivo pela descontinuidade do ponto extra dado ao piloto que fizesse a volta mais rápida da corrida e estivesse no top-10
Uma das principais controvérsias da temporada passada da F1 girou em torno do ponto extra dado ao piloto que fizer a melhor volta da corrida. Com a polêmica recente à regra que foi implementada em 2019, a categoria optou por extinguir a premiação bônus em outubro e agora explicou a decisão.
Boa parte dos questionamentos à regra surgiram por conta da regra do ponto extra, que era limitado ao top-10, abrir a chance para pilotos de fora da zona de pontuação fazerem um pit-stop tardio para roubar a recompensa de algum rival na reta final da corrida.
O exemplo mais claro disso aconteceu no GP de Singapura da F1 2024, quando Daniel Ricciardo parou nas últimas voltas e roubou a volta mais rápida de Lando Norris, rival direto de Max Verstappen pelo título no ano passado.
A polêmica parceria entre RB e Red Bull naquela ocasião despertou discussões sobre a regra, que agora foi abandonada para evitar a repetição deste cenário.

“Desde 2019, um piloto que terminasse entre os dez primeiros poderia ganhar um ponto extra ao fazer a volta mais rápida da corrida. Às vezes, isso significava que os pilotos ainda estavam forçando e dando o máximo de si no final para conquistar a recompensa, ou até fazendo pit-stops tardios para trocar os pneus e aumentar a pontuação”, iniciou a nota divulgada no site oficial da F1.
“Mas isso também abriu a possibilidade para um carro fora dos dez primeiros fazer uma parada e tirar o ponto de outro piloto, mesmo que não fosse pontuar. E com o bônus às vezes sendo um tema controverso, a decisão foi tomada de removê-lo do sistema de pontuação neste ano”, explicou.
Além disso, também acontecia da regra favorecer pilotos dentro do top-10 que tinham uma diferença confortável para o carro atrás. Desta maneira, podiam parar no final da corrida para colocar pneus macios e novos para somar um ponto extra sem perder posições.
A F1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

