F1 mostra solidariedade em meio a inundações. AlphaTauri apoia arrecadação por Faenza

Pelas redes sociais, a Ferrari manifestou solidariedade com os afetados pelas fortes chuvas nas regiões de Emília-Romanha e Marche. A AlphaTauri divulgou uma campanha de arrecadação para os atingidos em Faenza, sede da equipe, e ganhou o apoio da Alfa Romeo e também de Lando Norris

Enquanto segue impedida de ir ao paddock de Ímola, a Fórmula 1 usa as redes sociais para manifestar solidariedade com os afetados pelas fortes chuvas na regiões de Emília-Romanha e Marche. Ao menos três pessoas morreram e milhares tiveram de deixar as casas no norte da Itália.

Em um post no Twitter, a Ferrari manifestou solidariedade aos afetados.

“Nossos pensamentos e compaixão estão com as pessoas das regiões de Emília-Romanha e Marche enquanto elas lidam com a destruição causada pelas fortes chuvas e inundações que afetam a área no momento”, escreveu a Ferrari.

A AlphaTauri informou que Faenza, onde fica a sede da equipe, foi bastante afetada pela chuva e divulgou uma campanha de arrecadação para ajudar os afetados.

“Infelizmente, nossa cidade de Faenza mais uma vez enfrentou chuvas significativas e subsequente inundações. Se alguém quiser ajudar os afetados, você pode seguir as instruções abaixo”, postou a equipe.

A Alfa Romeo foi solidária com o pedido da AlphaTauri e também divulgou a campanha.

“A F1 é mais do que uma comunidade — é uma família. Vamos ajudar nossos amigos da AlphaTauri enquanto eles levantam fundos para a região da casa deles, afetada fortemente pelas inundações. Nossos pensamentos estão com as pessoas da Emília-Romanha e outras regiões afetadas”, escreveu.

Lando Norris também fez coro ao pedido do time de Yuki Tsunoda e Nyck De Vries e repostou a mensagem.

Pouco depois, a AlphaTauri voltou às redes sociais para assumir a preocupação e explicar que a fábrica não foi afetada.

“A Scuderia AlphaTauri está muito preocupada com os eventos que se desenrolaram nas últimas horas em Faenza e, de fato, em toda a região da Emília-Romanha, com inundações e fortes chuvas causando danos consideráveis”, disse a equipe. “A fábrica da equipe atualmente não está afetada e tudo está sendo feito para garantir a segurança dos nossos funcionários e suas famílias”, seguiu.

“Nossa compaixão a todos os afetados. Seguimos monitorando a situação pare ver o que pode ser feito para ajudar aqueles que precisam enquanto aguardamos o desenrolar dos fatos”, completou.

As autoridades locais informam que a chuva ainda não terminou e mantém as pessoas em alerta.

“A chuva não acabou, vai continuar por várias horas”, disse Titti Postiglione, vice-chefe da Agência de Proteção Civil, ao canal local SkyTG24. “Estamos enfrentando uma situação muito, muito complicada”, acrescentou.

De acordo com a agência de notícias Reuters, as autoridades de Emília-Romanha confirmaram que três corpos foram encontrados nas cidades de Forli, Cesena e Cesenatico.

14 rios transbordaram na região, obrigando moradores a subirem nos telhados dos prédios, como aconteceu em Cesena, onde bombeiros fizeram resgates usando helicópteros e botes.

Presidente da região de Emília-Romanha, Stefano Bonaccini pediu que a população fique distante dos rios e cursos d’água.

“Não se aproximem dos rios. Quem vive em regiões próximas a cursos d’água deve se mudar para andares mais altos”, postou Bonaccini no Facebook.

A cidade de Ravenna, próxima da costa Adriática, também foi bastante afetada.

“É, provavelmente, a pior noite da história de Romanha”, disse Michele de Pascale, prefeito de Ravenna, à rádio RAI, acrescentando que 5 mil pessoas precisaram ser evacuadas da cidade ao longo da noite. “Ravenna está irreconhecível pelo dano que sofreu”, resumiu.

No início de maio, a região de Emília-Romanha já tinha sido afetada por fortes chuvas, que deixaram o saldo de pelo menos dois mortos.

O GRANDE PRÊMIO procurou a Gresini, equipe da MotoGP que também é sediada em Faenza, mas foi informado que a sede do time não foi afetada. No entanto, um porta-voz do time chefiado por Nadia Padovani destacou que “Faenza está bastante danificada”.

A VR46, que também fica na região norte da Itália, também escapou de danos, mas destacou ao GP que “a situação nas cidades próximas a nós é difícil”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.