Autoridades pedem à F1 que estafe continue fora de Ímola em meio a perigo de enchente

Em meio a uma crise climática na região de Emília-Romanha, os integrantes do paddock da Fórmula 1 receberam um pedido das autoridades locais para que deixem de ir ao circuito de Ímola nesta quarta-feira (17). Risco de enchente segue sendo avaliado

As autoridades pediram aos integrantes da Fórmula 1 que permaneçam afastados do circuito de Ímola, já que o risco de enchente segue sendo avaliado. Por conta das fortes chuvas que atingem a região da Emília-Romanha, o paddock segue vazio e o trabalho de preparação para o GP da Itália está atrasado.

A Itália vem sofrendo com o mau tempo desde o início do mês, mas as tempestades deram sinais de melhora no começo da semana. Na terça-feira, o Departamento de Proteção Civil emitiu um alerta vermelho para ventos fortes e alto risco de inundações, com chance de deslizamento de terra. O novo alerta fez as autoridades optarem pelo fechamento de escolas e também estradas que corriam risco de inundação. A população ainda foi aconselhada a evitar viagens nesse período.

Ímola teve de ser evacuado às pressas por conta do risco de alagamentos (Foto: reprodução/@LaurentDupin_f1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Segundo a publicação inglesa Autosport, fontes de várias equipes confirmaram que as autoridades locais pediram que eles não viajassem ao circuito enquanto a situação é avaliada. No momento, o alerta climático em Emília-Romanha é válido até a noite desta quarta-feira.

O nível de água no rio Santerno, que corre em paralelo a boa parte do circuito, começou a baixar depois de ultrapassar o limite de risco de inundação na noite de terça-feira, mas os problemas na pista permanecem. Vários trechos do circuito foram inundados, inclusive o complexo de televisão da F1.

Parte do staff da Alpine precisou mudar de hotel por conta das inundações.

“Alguns membros da nossa equipe de montagem precisaram trocar de hotel em Ímola por causa do clima adverso. A equipe principal (mecânicos, engenheiros) está em um hotel diferente, em uma cidade próxima, e não foi impactado”, explicou um porta-voz da equipe.

Nesta manhã, responsáveis pela F1 se reúnem com as autoridades locais para discutir uma resposta à situação emergencial e o que fazer com a corrida deste fim de semana. A previsão é de que o clima melhore a partir de quinta-feira.

Entretanto, a infraestrutura ao redor do Autódromo Enzo e Dino Ferrari está bastante comprometida, com bloqueios viários e vias fechadas por causa de inundações localizadas.

Por enquanto, as equipes da F1 perderam meio dia de montagem na terça-feira, quando receberam o pedido para deixar a pista, e agora perdem mais um dia de trabalho com a solicitação para não comparecerem à pista.

Existem várias possibilidades para que a corrida deste fim de semana siga adiante, incluindo reduzir o número de espectadores permitidos no traçado ou alterar o cronograma.

Fórmula 1 retorna com o GP da Emília-Romanha, sexta etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.