Circuito de Ímola é evacuado por previsão de tempestade e risco de alagamento

A menos de três dias de carros da F1 acelerarem na pista, Ímola teve de ser evacuada por conta das fortes chuvas que atingem a região

F1 2023 INICIA FASE EUROPEIA EM ÍMOLA: VERSTAPPEN VAI ABRIR? | Paddock GP #329

É uma semana complicada em Ímola do ponto de vista climático, algo que começa a afetar a Fórmula 1. A três dias do começo das atividades de pista do GP da Emília-Romanha e com parte da logística de organização, equipes e imprensa já trabalhando ativamente no local, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari foi evacuado no começo da tarde desta terça-feira (16) por conta da previsão de tempestade e risco de chuva.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Com isso, o fim de semana começa a ser afetado mesmo que a F1 acredite que consiga seguir normalmente com os trabalhos do evento. Inicialmente, a previsão do tempo indicava chuvas apenas até a segunda-feira, mas as coisas mudaram. Agora, além da chuva continuar, há alerta vermelho de tempestade para o restante da terça-feira, além de alertas laranjas, moderados para fortes, portanto, para ventania e tempestade elétrica.

A situação se agrava porque há um rio que corre em paralelo a boa parte do autódromo, o Santerno, e aumenta exponencialmente as chances de inundações no local. As chances de chuva continuam ao longo de toda a semana, inclusive entre sexta-feira e domingo.

A água na pista de Ímola horas antes do TL1 da F1 em 2022 (Foto: Reprodução/F2)

Ainda pela manhã, o Departamento de Proteção Civil emitiu alerta vermelho para ventos fortes e alto risco de inundações com chance de deslizamentos de terra. O governo local estima até 100 mm de chuva sobre as áreas de maior perigo nesta terça-feira, mas o volume pode atingir os 150 mm, considerado preocupante — o índice pluviométrico indica a quantidade de água por cada metro quadrado.

A Itália vem sofrendo com o mau tempo desde o início do mês, mas as tempestades deram sinais de melhora no começo da semana. O novo alerta, porém, fez as autoridades optarem pelo fechamento de escolas e também estradas que corriam risco de inundação. A população ainda foi aconselhada a evitar viagens nesse período.

Toda a situação envolvendo o clima instável lançou questões a respeito do impacto que as fortes chuvas poderiam trazer para o final de semana da Fórmula 1. No entanto, fontes ligadas à categoria confirmaram que não há preocupações quanto a um possível cancelamento da sexta etapa da temporada 2023. Equipes e staff da F1, inclusive, mantiveram as viagens para a Emília-Romanha conforme o planejado.

Há, contudo, um plano operacional em andamento para lidar com a probabilidade de chuva para garantir que as instalações para os torcedores, incluindo estacionamentos, sejam utilizadas durante todo o evento. A própria F1, aliás, também está preparada para as condições de pista molhada: a Pirelli levará para Ímola um novo pneu de chuva, que dispensa o aquecimento prévio.

A Fórmula 1 retorna no fim de semana dos dias 19-21 de maio, em Ímola, com o GP da Emília-Romanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.