F1 retoma treinos no Bahrein para ver se Renault resolveu problemas e com presença da Lotus
Os quatro dias de testes coletivos em Sakhir representam a segunda das três oportunidades que as equipes têm para avaliar os carros novos. No caso da Renault, a questão está em resolver todos os problemas que pararam suas três parceiras em Jerez, que se transformam em quatro com a chegada da Lotus à farra da F1
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Relacionadas
A segunda rodada de treinos coletivos da F1 não é só considerada a primeira para a Lotus, a única das 11 equipes que faltou em Jerez. Ao primeiro sinal da luz verde em Sahkir, a Renault vai ter de mostrar com todas as garantias que sanou os problemas de seu motor e que amarraram os touros de Red Bull e Toro Rosso, e a Caterham com seu bico ‘ao contrário’. Na prática, as parceiras da montadora francesa só assinaram a chamada, numa linguagem universitária, e começam do zero seus estudos para a primeira prova do ano, na Austrália.
A Red Bull foi a única a “assumir responsabilidade” sobre parte do problema com os Renault. Adrian Newey admitiu que a introdução do V6 turbo requereria cuidados especiais e a carenagem do que chamou de RB10 agressivo pegou fogo. Da Toro Rosso, o máximo que se ouviu foi um discurso pra lá de otimista de Jean-Éric Vergne, de que o STR9 tem potencial – otimismo demais para quem mal conseguiu andar. E a Caterham, que foi a que mais conseguiu dar voltas dentre estas, indicou que pode vir com uma outra novidade na asa dianteira, vide foto postada nas redes sociais.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Na outra ponta, McLaren e Mercedes nadaram de braçada e chegam ao deserto do Bahrein bem mais tranquilas, com pinta de favoritas. A primeira foi a mais rápida em termos de tempos, liderando dois dos quatro dias na Espanha – um por Jenson Button, outro por Kevin Magnussen. Bicos e agruras da Renault à parte, o design de sua suspensão traseira foi o assunto mais falado por conter uma espécie de bloqueio em camadas, tendo lá sua função aerodinâmica. Como é algo difícil de ser copiado – necessita que as demais refaçam todo o desenho –, a McLaren parece partir com larga vantagem. Quanto à Mercedes, a confiabilidade que outrora era crônica foi praticamente inabalada. Lewis Hamilton e Nico Rosberg acumularam o maior número de voltas dentre todos em um carro bonito e rápido. Tem futuro.
As outras equipes empurradas pela Mercedes têm do que sorrir – afinal são parceiras da Mercedes. Mas a Williams é desbragada. Nem parece essa Williams de 2013, péssima, acabada, quase pisoteada. Não teve falhas em Jerez, viu Massa pontear o primeiro dia e está enchendo o carro de patrocinadores que lhe dão mais do que um fôlego. Não é nesta semana que o FW36 vai ser pintado de Martini, só que as notícias provocadas pelo retorno da bebida e os esboços da possível pintura dão um caráter que o time de Frank não via desde os tempos de Jacques Villeneuve e seu título. Pelos lados da Force India, uma certa incógnita: o VJM multi-colorido e com aquele nariz libidinoso não disse a que veio ainda.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A Ferrari vem na dela. Teve lá seus problemas, mas nada comparado aos que tiveram Red Bull & cia. O carro também não aparenta ser dos piores e levantou algumas intrigas pela saída de ar menor a do carro do ano passado, algo inconcebível para os motores atuais, que precisam de muito mais ventilação e refrigeração. Kimi Räikkönen foi elogiado às pencas por sua eficiência. Fernando Alonso pouco falou e foi falado. Quanto à Sauber, outra que usa o motor Ferrari, espera-se dela uma gama de novidades aerodinâmicas. Ainda bem que já havia dito que a primeira bateria seria o basicão. Porque realmente esteve perto do fiasco na Espanha. A Marussia, coitada, chegou atrasada, levantou a mão, pediu para o professor para mostrar o que sabe e até que não fez feio. Longe de imaginar ser um carro que lhe permita sonhar com pontos regulares, mas não indicou ser um vexame.
Além da Lotus, quem também vai com intenções fortes para os testes no Bahrein é a Pirelli. Sem ligar para o desempenho de seus pneus em Jerez, agora a fornecedora vai ligar para os tempos e os desempenhos apresentados pelos seus clientes, aproveitando as temperaturas medianas do local. Seus pneus protótipo estarão em ação. E se os demais têm lá suas preocupações internas, vão colocar ali na lista um asterisco para lembrar da possibilidade de estouros e delaminações.
Programação das equipes:
Dia 1 – 19 de fevereiro:
1 | Sebastian VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT |
44 | Lewis HAMILTON | ING | MERCEDES |
14 | Fernando ALONSO | ESP | FERRARI |
8 | Romain GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT |
20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES |
27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES |
99 | Adrian SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI |
26 | Daniil KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT |
A ser anunciado | WILLIAMS MERCEDES | ||
17 | Jules BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI |
– | Robin FRIJNS | HOL | CATERHAM RENAULT |
Dia 2 – 20 de fevereiro:
1 | Sebastian VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT |
6 | Nico ROSBERG | ALE | MERCEDES |
7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI |
8 | Romain GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT |
20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES |
27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES |
21 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI |
26 | Daniil KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT |
A ser anunciado | WILLIAMS MERCEDES | ||
4 | Max CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI |
10 | Kamui KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT |
Dia 3 – 21 de fevereiro:
3 | Daniel RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT |
44 | Lewis HAMILTON | ING | MERCEDES |
14 | Fernando ALONSO | ESP | FERRARI |
13 | Pastor MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT |
22 | Jenson BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES |
11 | Sergio PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES |
21 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI |
25 | Jean-Éric VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT |
A ser anunciado | WILLIAMS MERCEDES | ||
4 | Max CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI |
9 | Marcus ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT |
Dia 4 – 22 de fevereiro:
3 | Daniel RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT |
6 | Nico ROSBERG | ALE | MERCEDES |
7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI |
13 | Pastor MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT |
22 | Jenson BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES |
11 | Sergio PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES |
99 | Adrian SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI |
25 | Jean-Éric VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT |
A ser anunciado | WILLIAMS MERCEDES | ||
17 | Jules BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI |
10 | Kamui KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.