F1 vive primeiro treino atípico na China com Ferrari de Alonso em primeiro. Massa acaba em décimo
Sob os olhares (atrás dos óculos escuros) de Marco Mattiacci, Fernando Alonso colocou a Ferrari e as novidades aerodinâmicas da F14T na primeira colocação do estranho primeiro treino livre em Xangai. A Mercedes de Nico Rosberg veio logo atrás. Os Felipes ocuparam posições intermediárias: décimo para Massa, 13º para Nasr
O peculiar treino ainda testemunhou o bom desempenho da Red Bull e de Daniel Ricciardo, especialmente. O australiano, depois da mágoa pela perda do recurso junto à FIA, registrou o terceiro melhor tempo, à frente de Jenson Button e Nico Hülkenberg.
Foi envolta em um misto de poluição e neblina que a F1 iniciou no autódromo de Xangai o primeiro treino livre do fim de semana chinês da temporada. E quem apareceu logo no pit-lane foi Kevin Magnussen e sua limpa McLaren. Os dois pilotos da Mercedes seguiram o dinamarquês, assim como Fernando Alonso e a dupla da Toro Rosso. As saídas foram, como de costume, apenas para voltas de instalação.
Enquanto a Ferrari tentava esconder alguma possível novidade na F14T — a parte traseiro a veio com um design diferente para a prova chinesa —, Pastor Maldonado se distraia estranhamente perto da curva 9. O venezuelano ainda acabou escapando do traçado, rodou e por pouco não bateu, somando, portanto, mais uma barbeiragem ao extenso currículo.
Relacionadas
Sem ação na pista, as equipes aproveitaram para passar informações. A Sauber avisou que devido a um problema de embreagem, Esteban Gutiérrez iria perder 40 minutos de sessão. Na garagem da Ferrari, a Kimi Räikkönen também teria de ficar mais tempo nos boxes. Na Williams, Felipe Nasr assumiu o FW36 no lugar de Valtteri Bottas, enquanto Giedo van der Garde guiava o carro de Adrian Sutil.
Aí Sergio Pérez saiu e logo relatou problemas com relação à falta de aderência do asfalto chinês — a Pirelli já havia alertado sobre a dificuldade de acerto dos pneus por conta das temperaturas mais baixas em Xangai. Felipe Massa veio logo a seguir e já abriu o cronômetro.
As melhores imagens da F1 em Xangai nesta sexta-feira (18) | |
A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO | |
A programação do automobilismo para o próximo fim de semana |
O brasileiro registrou em sua primeira tentativa 1min42s725, usando os pneus médios, os compostos mais duros para esta etapa. Magnussen se posicionou em segundo, com 1min44s161. Enquanto isso, Jules Bianchi driblava uma falha do sistema de combustível de sua Marussia.
A tabela mudaria um minuto depois, apesar dos relatos de alguns pilotos, inclusive, Massa, sobre pontos com chuva ao longo do suntuoso traçado chinês. Nico Rosberg imediatamente pulou para a ponta com 1min41s063. Alonso surgiu na sequência, quase quatro décimos pior. Lewis Hamilton se colocou em terceiro, à frente de Jenson Button e Magnussen.
Rosberg, então, permaneceu um pouco mais no circuito e foi melhorando até alcançar 1min40s840. Aí voltou aos boxes. Alonso também baixou sua marca para 1min41s304. Hamilton era o terceiro, à frente de Nico Hülkenberg, Massa, Button, Daniel Ricciardo, Magnussen, Sebastian Vettel e Jean-Éric Vergne. Nasr vinha em 13º. Já Räikkönen saía pela primeira vez nesse meio tempo.
Com 50 minutos para o fim, a pista esvaziou. E quem rompeu o silêncio cerca de dois minutos depois foi Romain Grosjean. O francês andou forte com a Lotus e saltou para o sétimo posto, com 1min42s090. E permaneceu na pista, tendo a companhia Vettel e Daniil Kyvat, que saltaria para oitavo sem demora, antes de rodar na curva 1.
Pouco tempo depois, a Ferrari mandou Alonso de volta à pista. E o espanhol surgiu com o primeiro tempo ao virar 1min39s783. Ricciardo, Vergne, agora em terceiro, Hülkenberg, Massa e Button também melhoravam suas marcas.
Portanto, Alonso vinha na ponta, à frente de Ricciardo — 1s atrás —, Rosberg, Button, Hülkenberg, Magnussen, Vergne, Hamilton, Vettel e Massa, que completava o top-10. Nasr era apenas o 15º e ainda permanecia nos boxes.
Aí a Mercedes fez Hamilton voltar ao trabalho com 28 minutos para o fim. Magnussen, Grosjean, Marcus Ericsson seguiram o exemplo do inglês. Porém, o vice-líder do Mundial sequer tentou novo tempo e voltou aos boxes.
Os dez minutos finais viram uma intensa movimentação na pista. Rosberg veio forte e ficou a três décimos de Alonso, pulando para segundo. Ricciardo ainda era o terceiro, com Button em quarto e Hülkenberg em quinto.
Os últimos instantes ainda acompanharam uma escapada de pista de Rosberg e uma rodada de Kvyat. E só. Alonso ficou mesmo na frente, em uma curiosa reviravolta na Ferrari. Rosberg e Ricciardo completaram o top-3.
A segunda sessão começa às 3h (de Brasília), com cobertura em tempo real do GRANDE PRÊMIO.
GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da China
F1, GP da China, Xangai, treino livre 1:
1 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:39.783 | 20 | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:40.181 | +0.398 | 16 |
3 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:40.772 | +0.989 | 23 |
4 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:40.970 | +1.187 | 23 |
5 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:41.175 | +1.392 | 16 |
6 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:41.366 | +1.583 | 20 |
7 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:41.505 | +1.722 | 26 |
8 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:41.560 | +1.777 | 9 |
9 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:41.629 | +1.846 | 19 |
10 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:41.699 | +1.916 | 14 |
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:41.977 | +2.194 | 23 |
12 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:42.090 | +2.307 | 24 |
13 | 40 | FELIPE NASR | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:42.265 | +2.482 | 13 |
14 | 36 | GIEDO VAN DER GARDE | HOL | SAUBER FERRARI | 1:42.615 | +2.832 | 16 |
15 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:42.733 | +2.950 | 13 |
16 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:43.731 | +3.948 | 22 |
17 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:44.038 | +4.255 | 16 |
18 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:44.162 | +4.379 | 17 |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:44.270 | +4.487 | 7 |
20 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:44.782 | +4.999 | 20 |
21 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:44.835 | +5.052 | 22 |
22 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1 | ||
TEMPO 107% | TL1 | 1:46.768 | +6.985 | ||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/2204 | ||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/2204 |