Confira declarações dos pilotos após GP do Japão de Fórmula 1 2024

Verstappen venceu pela terceira vez no ano, além das três últimas provas no Japão. Perez e Sainz completaram o pódio em Suzuka, que viu Yuki Tsunoda pontuar com o décimo lugar

Albon e Ricciardo se tocam e causam bandeira vermelha (Vídeo: Reprodução/F1)

Max Verstappen conquistou neste domingo (7) a terceira vitória na temporada 2024 da F1. A dobradinha ficou completa com Sergio Pérez, que chegou em segundo na corrida em Suzuka. Carlos Sainz, com mais uma atuação brilhante, completou o top-3 em solo japonês.

O acidente logo após a largada entre Daniel Ricciardo e Alexander Albon transformou a corrida em Suzuka num jogo tático para ver quem seria ‘o melhor do resto’.

Charles Leclerc cruzou a linha de chegada num bom quarto lugar, com Norris em quinto. Fernando Alonso levou a Aston Martin ao sexto posto, à frente de Russell e Oscar Piastri. Hamilton e Yuki Tsunoda fecharam o top-10.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia.

Pódio do GP do Japão (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira o que disseram os vinte pilotos em Suzuka:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen celebra “volta ao topo” com Red Bull no Japão: “Não poderia ter sido melhor”

Sergio Pérez, segundo: Pérez vê “bom momento” da Red Bull e celebra volta por cima pessoal no Japão

Carlos Sainz, terceiro: Sainz valoriza pódio no GP do Japão e diz que foi difícil “controlar desgaste dos pneus”

Charles Leclerc, quarto: Leclerc valoriza recuperação no Japão, mas diz: “Não é suficiente quando largo em 8º”

Lando Norris, quinto: Norris diz que “fez o máximo que deu” e esbraveja contra tática da McLaren no Japão

Lando Norris lamentou resultado no Japão (Foto: McLaren)

Fernando Alonso, sexto: Alonso ironiza sobre ‘tática do DRS’: “Capaz de me desclassificarem do campeonato”

George Russell, sétimo: Russell brinca com ‘ajuda’ de Alonso no Japão: “Fernando fazendo joguinhos? Novidade”

Oscar Piastri, oitavo: Piastri lamenta falta de ritmo da McLaren no Japão: “Não estamos no nível da Ferrari”

Lewis Hamilton. nono: Hamilton critica estratégia de pneus duros da Mercedes em Suzuka: “Terríveis de guiar”.

Yuki Tsunoda, 10º: Tsunoda vibra com primeiro ponto no Japão e valoriza pit-stop “insano” da RB

Yuki Tsunoda fez a festa dos japoneses pontuando em casa (Foto: Red Bull Content Pool)

Nico Hülkenberg, 11º: “Não acho que daria para chegar em décimo, Tsunoda estava 50s atrás de Hamilton, e eu não tinha esse tipo de ritmo. Tive uma boa e uma péssima largada, depois disso, acredito que o ritmo estava muito bom no pelotão intermediário. Fiz um longo stint de pneus duros e, na sequência, um novo jogo para conseguir realmente mostrar algum ritmo. Considero a corrida positiva, melhor do que esperava, o que é um alívio e um alento, para a China e para o futuro.”

Lance Stroll, 12º: “Foi uma corrida difícil hoje. Largar em 16º significou que tínhamos uma estratégia comprometida. Não havia velocidade em linha reta, embora tenha feito algumas boas ultrapassagens. Esperávamos alcançar Yuki [Tsunoda] para o 10º lugar, mas os pneus macios simplesmente não tiveram aderência no final da corrida, por isso foi decepcionante não terminar nos pontos. Levaremos esses aprendizados para a China dentro de algumas semanas.”

Kevin Magnussen, 13º: “À certa altura, estava entre os 10 primeiros — não sabia o que as pessoas ao meu redor estavam fazendo, então não tinha certeza se era realista ou não —, mas estava tentando. Com os pneus que tínhamos, a bandeira vermelha ajudou efetivamente alguns com a troca de pneus duros para duros, tive de fazer de médio para duro, por isso foi difícil. Tive de parar bem cedo para o segundo stint. E, novamente, estamos rondando a zona de pontos, o que é encorajador e dá alguma esperança para as próximas corridas.”

Kevin Magnussen terminou fora da zona de pontos no Japão (Foto: Haas F1 Team)

Valtteri Bottas, 14º: “Nosso ritmo geral parecia bastante forte hoje, este é o ponto positivo que podemos tirar desta corrida, pois confirma o passo em frente que demos em termos de desempenho graças às atualizações que trouxemos recentemente. Infelizmente, nosso potencial de ganhar pontos ficou prejudicado com o trânsito após a segunda parada e, assim que voltei à pista, acabei ficando atrás. Estou definitivamente decepcionado, pois poderíamos facilmente ter conseguido mais hoje e marcado os primeiros pontos da temporada. Ainda assim, o nosso ritmo de corrida parecia promissor e houve progressos dentro e fora da pista. Podemos esperar um desempenho mais forte em Xangai. Estou entusiasmado em voltar à China. Espero ser possível lutar por pontos.”

Esteban Ocon, 15º: “Não foi uma corrida fácil hoje. Sofremos alguns danos no início e depois tentamos algumas opções de estratégia diferentes para nos dar uma chance de lutar. Em última análise, não fomos rápidos o suficiente. Foi uma pena sofrer danos, no entanto, não creio que tenha feito grande diferença no quadro geral da corrida. Tivemos dificuldades com o ritmo de corrida em comparação com a classificação, por isso temos muito que rever e esperamos poder voltar mais fortes na próxima corrida em Xangai.”

Pierre Gasly, 16º: “Infelizmente, depois da bandeira vermelha, ultrapassei a Haas, depois Esteban e fiquei ao lado do Yuki [Tsunoda]. Nesse ponto, fui prensado em um infeliz incidente de corrida. Isso significou que tive danos significativos no assoalho e, portanto, no tempo de volta como resultado. A partir daí, foi uma corrida muito difícil, não havia muito que pudéssemos fazer além de forçar o máximo possível. Não é onde queremos estar, mas é bom termos trazido as primeiras atualizações para o carro neste fim de semana. Temos que continuar desenvolvendo o conceito, continuar trazendo peças o mais rápido possível para melhorar nossa posição atual.”

Logan Sargeant, 17º: “Depois daquela segunda parada, estava me esforçando ao máximo para alcançar o grupo da frente e fazer algo acontecer. Pisei na zebra e escapei, mas consegui voltar. Esse momento foi decepcionante, mas antes disso houve alguns aspectos positivos. Tínhamos uma estratégia ousada tentando fazer a corrida com pneus duros, que acho que teria funcionado. Se tudo tivesse acontecido conforme o planejado, a corrida teria sido muito diferente. Mesmo assim, tentamos nos adaptar à situação lutando novamente. Ainda poderíamos ter tido um resultado decente, mas cometi aquele pequeno erro.”

Logan Sargeant andou na brita nas voltas finais em Suzuka (Foto: Reprodução/F1)

Guanyu Zhou, abandonou: “Foi um fim de semana difícil para mim: infelizmente, encontramos alguns problemas menores, desde o tempo reduzido no TL3, que acabou impactando minha classificação, até um abandono em uma corrida onde tinha ritmo para recuperar algumas posições. Fiz uma boa largada, antes de percebermos que poderíamos ter alguns problemas técnicos e sermos informados para abandonar. carro. Embora este não seja definitivamente o início de ano que esperava, continuamos a trabalhar arduamente porque sabemos que as coisas vão melhorar: o nosso ritmo geral parecia bom e o meu foco agora está na preparação para o meu primeiro GP em casa. Com a equipe na pista e de volta à fábrica, iremos investigar nossos problemas e trabalhar para estarmos numa posição melho.”

Daniel Ricciardo, abandonou: Ricciardo diz que “não viu” Albon e classifica acidente no Japão como “momento isolado”

Alex Albon, abandonou: Albon fala em acidente “difícil de aceitar” e classifica GP do Japão como “frustrante”

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.