Massa reitera confiança em processo por título de 2008 e não poupa Ecclestone

Ao GRANDE PRÊMIO, Felipe Massa revelou que Bernie Ecclestone, ex-chefe da F1, ainda está sendo processado pelo título de 2008, mesmo tendo apoiado o brasileiro

Felipe Massa segue confiante na luta para ser reconhecido campeão mundial de Fórmula 1 de 2008, temporada em que acabou perdendo o título por um ponto para Lewis Hamilton. Sentindo-se prejudicado no chamando ‘Crashgate’, o brasileiro entrou com um processo contra a F1, a Formula One Management (FOM) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e recebeu o apoio de Bernie Ecclestone. No entanto, o piloto garante que não poupou o ex-chefão da categoria da movimentação legal. 

Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, Massa revelou que o processo contra Ecclestone ainda existe e reforçou os motivos por trás da ação legal. O piloto reafirmou que a Fórmula 1 não abriu uma investigação sobre o acidente proposital de Nelsinho Piquet em Singapura-2008 a tempo e que isso “não foi correto com o esporte e o campeonato”.

Em outubro deste ano, o ex-piloto da Ferrari revelou em entrevista ao portal RaceFans que Ecclestone “disse que era certo ir ao tribunal”. No entanto, mesmo com o apoio direto do britânico, o processo ainda inclui o ex-dirigente. 

“Ele está [sendo processado]. Tanto ele quanto a Fórmula 1 e a FIA”, explicou Massa ao GP. “Na verdade, o processo vem de uma conspiração que aconteceu entre a F1 e a FIA na época — sabendo da situação — em não abrir uma investigação antes do tempo certo”.

Felipe Massa ainda briga pelo reconhecimento do título de 2008 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Então, a nossa briga é exatamente por isso, porque não foi correto o que aconteceu, principalmente pensando no esporte e no campeonato, que foi decidido por um ponto. Então, a gente está na corte há cinco meses e agora, logicamente, é o trabalho dos advogados que está sendo feito, mas a gente está muito confiante de que tem um caso e uma luta para ser feita”, concluiu.

Massa se sentiu lesado pela manipulação que aconteceu no GP de Singapura, já que, na ocasião, Nelsinho Piquet bateu propositalmente a fim de beneficiar o companheiro de equipe, Fernando Alonso, que venceu a corrida pela Renault

Felipe entende que foi bastante prejudicado, já que largou da pole, liderou até o acidente do compatriota e teve um pit-stop com problemas logo em seguida. O brasileiro perdeu a ponta e terminou a prova apenas em 12º, enquanto Hamilton foi o terceiro. 

Embora o ‘Crashgate’ tenha sido revelado ao público em 2009, foi só em 2023 que Ecclestone admitiu que sabia do escândalo ainda durante a temporada de 2008, mas omitiu a informação para preservar a imagem da categoria. Foi a partir daí que Massa decidiu questionar a Fórmula 1.

Felipe Massa venceu o GP do Brasil em 2008, mas não ficou com o título (Foto: Ferrari Media)

Em 2023, Jean Todt, ex-presidente da FIA, reconheceu que a corrida de Singapura deveria ter sido apagada e cancelada, o que mudaria o desfecho da disputa entre Massa e Hamilton, que acabou levando o título na última corrida da temporada, em Interlagos.

Agora, a Fórmula 1 faz uma pausa de duas semanas e retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.