“Ferida aberta” e Alonso: Kubica fala sobre Ferrari e chance perdida na F1 após acidente

Embora tenha a oportunidade de competir pela Ferrari no WEC em 2024, Robert Kubica lamentou por acidente que lhe tirou a chance de eventualmente defender a Ferrari na F1. Polonês ainda disse que “não teria sido difícil” derrotar Alonso na escuderia italiana

Robert Kubica deu os seus primeiros passos na Fórmula 1 em 2006, quando a equipe BMW Sauber lhe escolheu para substituir Jacques Villeneuve no GP da Hungria daquele ano. Além de correr pelo time suíço, o polonês também completou uma temporada inteira pela Renault, em 2010, antes de sofrer um trágico acidente no início do ano seguinte, enquanto competia em um rali na Itália. Estimado como um grande talento de futuro promissor na categoria, Kubica teve o nome ligado a uma possível mudança para a Ferrari em 2012, em que se tornaria companheiro de Fernando Alonso. Nada disso aconteceu, mas a ferida da oportunidade perdida segue aberta, segundo Robert.

Quase 13 anos após o acidente que lhe deixou com múltiplos traumatismos em seu braço direito, perna e mão, o piloto de 39 anos lamentou o episódio. Kubica ainda foi capaz de voltar à Fórmula 1, por meio da Williams, em 2019. Depois, ainda foi reserva da Alfa Romeo em 2022. Agora, no entanto, ele vai guiar uma Ferrari, da equipe AF Corse, na classe Hypercar do Mundial de Endurance (WEC).

“Acho que pilotar uma Ferrari representa algo diferente de correr por outras marcas”, disse Kubica em uma entrevista ao jornal La Gazzetta dello Sport.  “No passado, eu procurei pela Ferrari muitas vezes. Como piloto de F1, eu tinha dois objetivos: vencer o Campeonato Mundial e vestir vermelho. Não aconteceu porque a vida me levou por outro caminho. E confesso que ficou uma ferida aberta. Agora esta oportunidade [de competir no WEC] é um grande desafio.”

Caso realmente tivesse feito a mudança para escuderia de Maranello na F1, Robert compartilharia a garagem com Alonso. Pela Ferrari, o espanhol ficou muito próximo de conquistar os títulos das temporadas de 2010 e 2012, mas acabou sendo derrotado em ambas as ocasiões por Sebastian Vettel, que na época vestia as cores da Red Bull.

Kubica foi reserva da Alfa Romeo em 2022, mas agora volta às pistas no WEC com a Ferrari (Foto: Alfa Romeo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Eu e Alonso na Ferrari? Sempre respeitei Fernando, e ainda o respeito. Quando corríamos na F1, o carinho era mútuo. Costuma-se dizer que, para um piloto, o companheiro de equipe é o seu primeiro adversário, mas sempre pensei que para vencer é preciso derrotar todos, inclusive o companheiro de equipe”, destacou Kubica, que emendou: “Vencer Fernando no mesmo carro não teria sido difícil, eu teria gostado do desafio. Pensamos da mesma forma sobre muitas coisas e ter dois pilotos que se dão bem seria uma vantagem para a equipe.”

A temporada do WEC começa no dia 24 de fevereiro com os testes de pré-temporada no Circuito de Losail, no Catar. A primeira etapa do campeonato acontece no dia 02 de março, no mesmo local.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.