Alonso cita Newey e vê “bom ano” da Aston Martin: “Não estamos envergonhados”
Apesar de reconhecer a queda de desempenho na segunda parte da temporada, Fernando Alonso destacou avanços importantes da equipe britânica para ser competitiva nos próximos anos
Fernando Alonso e Lance Stroll não conseguiram repetir o bom desempenho da Aston Martin de 2023 na temporada 2024 da Fórmula 1. É fato que a equipe de Silverstone registrou uma queda de quase 70% na tabela de pontos neste ano em comparação com o ano anterior, quando chegou a ser considerada a segunda força do grid.
Contudo, embora a queda de performance seja notável, Alonso afirmou que o time de Lawrence Stroll “não está envergonhado” do que construiu em 2024. Perguntado se ele acredita que o bom resultado no início de 2023 aumentou as expectativas dos fãs e da imprensa sobre o time inglês neste ano, o bicampeão mundial discordou.
“Não acho que as expectativas eram muito altas. Tivemos uma boa temporada em 2023 e as pessoas esperavam que lutássemos por coisas mais altas este ano, ou pelo menos mantivéssemos o nível do início da temporada. Isso é normal, isso é a F1″, disse o bicampeão mundial, durante entrevista coletiva com os pilotos da F1, no Catar. “Estamos cientes de que não cumprimos o prometido no segundo semestre, mas não estamos envergonhados”, completou.
Alonso preferiu adotar tom mais otimista quando perguntado sobre o futuro da equipe, sobretudo em 2025, um ano antes da entrada do novo regulamento da categoria. Para ele, a Aston Martin vem trabalhando forte para ser competitiva nos próximos anos. Para isso, fez melhorias importantes na fábrica de Silverstone, construiu do zero um túnel de vento e trouxe Adrian Newey, considerado o melhor projetista da história da F1 e que estava na Red Bull há quase 20 anos.
“Continuamos trabalhando e queremos lutar pelo campeonato no futuro. Na segunda metade da temporada, as melhorias não aconteceram como imaginávamos. Algumas das instalações já foram concluídas, o túnel estará operacional em breve, temos Newey, não foi um 2024 ruim”, concluiu o piloto.
Agora, a Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Momentos que marcaram a perda do título de Norris em 2024