Alonso cita “aspectos positivos” do AMR25 e diz que Aston Martin “deu um passo à frente”

Apesar do otimismo, Fernando Alonso afirmou que a Aston Martin terá de ser perfeita nas corridas se quiser pontuar em 2025, já que o grid está "extremamente próximo"

O terceiro e último dia dos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1 foi de muito trabalho para Fernando Alonso, que saiu otimista com os “aspectos positivos” que encontrou no AMR25, carro da Aston Martin para 2025. De qualquer forma, por causa da proximidade entre as equipes do pelotão intermediário, o espanhol disse que o time de Silverstone terá de fazer “finais de semana perfeitos” se quiser pontuar no campeonato.

Embora tivesse sido escalado inicialmente apenas para a sessão vespertina, o bicampeão teve de ir à pista logo pelas primeiras horas da manhã, já que Lance Stroll, encarregado de tal função, sentiu-se mal. Momentos mais tarde, o canadense até assumiu o bólido esmeraldino e completou 34 voltas, mas não foi capaz de dar continuidade aos trabalhos e viu novamente o companheiro de equipe ser convocado.

Desta forma, Alonso deu 82 giros nesta sexta-feira (28), anotou 1min32s084 como melhor tempo e terminou as atividades na 16ª posição — 2s539 atrás da marca de George Russell, líder do dia. Durante a coletiva de imprensa no circuito de Sakhir, o #14 explicou como transcorreram os testes e quais foram as observações finais por parte da Aston Martin.

“Tivemos de fazer mudanças grandes no carro em termos de configuração no começo, o que levou cerca de 40 minutos nos boxes. E se fizermos essas mudanças com pneus novos bem cedo pela manhã, 45 minutos depois a pista melhora e tudo muda muito. Então, normalmente esperamos até que a pista esteja mais estável”, começou.

Fernando Alonso falou da competitividade no pelotão intermediário em 2025 (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

“Acho que há alguns aspectos positivos no carro. Não entraremos em detalhes, mas, obviamente, os dados e a correlação parecem bons, e demos um passo à frente em relação ao carro do ano passado”, celebrou, antes de ponderar. “Também há alguns aspectos negativos, como em todas as equipes, coisas que precisamos corrigir e melhorar para a Austrália e o restante da temporada”, apontou.

“Então, estamos relativamente contentes, sabendo que o pelotão intermediário está extremamente próximo e que teremos de fazer finais de semana perfeitos se quisermos somar pontos. Mas isso talvez não tenha sido uma surpresa, e vamos tentar melhorar ao longo da temporada”, acrescentou Alonso, que não espera ver muitas mudanças na ordem de forças do grid em Melbourne.

“Sobre o resto das equipes, os dias e as informações, não estou a par, mas imagino que é difícil acreditar que as coisas mudem tanto em comparação ao ano passado. Acho que nas primeiras quatro corridas tudo vai parecer bem similar a Abu Dhabi“, encerrou.

Fórmula 1 agora retorna dos dias 14 a 16 de março para o GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.