Alonso culpa tráfego pelo 16º lugar no grid em Mônaco: “Lugar errado, na hora errada”

Após ser eliminado ainda no Q1 da classificação para o GP de Mônaco, Fernando Alonso admitiu que espera "dia difícil" neste domingo

Fernando Alonso foi, sem dúvida, uma das maiores decepções da classificação para o GP de Mônaco, que aconteceu neste sábado (25). De acordo com o espanhol, o 16º lugar no grid de largada aconteceu porque ele estava “no lugar errado, na hora errada”, e admitiu que será difícil conquistar qualquer ponto durante a prova de domingo.

O piloto da Aston Martin frequentou o top-10 nas três sessões de treinos livres do fim de semana, e até chegou a fechar o TL2 em terceiro, atrás apenas de Charles Leclerc — que conquistou a pole-position — e Lewis Hamilton. Porém, no momento mais importante, Alonso sofreu com o tráfego nas ruas estreitas de Monte Carlo e não conseguiu ir além do Q1, se colocando à frente apenas de Logan Sargeant, Sergio Pérez, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou.

“Hoje, para mim, foi um caso de estar no lugar errado e na hora errada. Assim é Mônaco, e você também precisa ter sorte aqui”, disse Fernando após a classificação. “Perdi bastante tempo de volta com o tráfego no Q1, e não há ninguém para culpar, pois não podemos esperar que o tráfego simplesmente desapareça”, continuou.

A esquadra comandada por Mike Krack, assim como outras rivais, decidiu levar mudanças na asa traseira e na ‘beam wing’ — asa menor localizada na parte de trás do carro que auxilia no fluxo de ar — na busca por mais downforce no circuito urbano. O desempenho do AMR24 não parecia ser o problema, já que o próprio Alonso admitiu que o plano era chegar ao Q3.

Fernando Alonso decepcionou e vai largar apenas em 16º em Mônaco (Foto: Aston Martin)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Antes da classificação, pensávamos que o Q3 parecia possível”, lamentou, antes de revelar as expectativas para a prova de amanhã. “Será um dia difícil, mas aproveitaremos todas as oportunidades que surgirem em nosso caminho”, finalizou o asturiano.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No domingo (26), a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.