Leclerc confirma favoritismo e crava pole do GP de Mônaco de F1. Verstappen bate no fim

Charles Leclerc fez da maneira como quis na classificação deste sábado (25), em Mônaco, e colocou a Ferrari enfim na pole-position. Max Verstappen ficou apenas em sexto

Charles Leclerc até começou a classificação deste sábado (25) discreto, mas não deixou por menos na hora do ‘vamos ver’ e conquistou a pole-position do GP de Mônaco. O monegasco guardou a melhor volta para o giro final e assegurou a posição de honra no grid com 1min10s418.

Os treinos livres já haviam cantado a bola quanto à imprevisibilidade até da pole, mesmo com o domínio de Leclerc nas sessões 2 e 3. Mercedes e McLaren também se colocaram como fortes candidatas, e isso se confirmou nas primeiras seções da classificação.

E, claro, Max Verstappen, que nunca pode ser descartado. É verdade que o neerlandês apanhou novamente mais que o esperado, porém acertou a mão e chegou a fazer o melhor tempo do final de semana no Q2, instantes antes de ser batido por Lando Norris.

A decisão, portanto, ficou mesmo para os 12 minutos finais do Q3, e surpreendentemente, Leclerc surgia um tanto pressionado ao perder consistentemente para os rivais diretos no Q1 e no Q2. O monegasco, todavia, atropelou já na primeira tentativa ao estabelecer 1min10s418.

Seria preciso a perfeição para batê-lo, e os carros da Mercedes foram os primeiros a lançarem a sorte. Lewis Hamilton e George Russell foram bem, até, mas não conseguiram, assim como os carros da McLaren. Nem mesmo Verstappen alcançou tal façanha, ainda batendo na tomada da Sainte-Dévote, erro raro do tricampeão.

Só mesmo Leclerc para superar Leclerc neste fim de semana em volta rápida, e foi o que aconteceu: pole position em 1min10s270, para alegria da torcida local e da Ferrari, novamente em primeiro no grid desde Las Vegas, no ano passado, a pole de número 250 da história do time mais tradicional da F1.

Oscar Piastri fecha a primeira fila, à frente de Carlos Sainz. Lando Norris terminou em quarto, com Russell em quinto e Verstappen apenas em sexto. Hamilton, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Pierre Gasly completam o top-10.

Após a classificação, os dois carros da Haas foram excluídos após serem reprovados na inspeção técnica realizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Os comissários pegaram irregularidades nas asas traseiras dos bólidos de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No domingo (26), a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

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Sergio Pérez caiu no Q1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a classificação da F1 em Monte Carlo:

A primeira resposta definitiva estaria prestes a ser dada. Nos treinos livres, a leitura, mesmo sem total conhecimento de mapeamento de motor e quantidade de combustível, era clara quanto à força da Ferrari em volta rápida, com um Leclerc determinado a espantar de vez a zica que o fazia sempre bater na trave no quintal de casa.

Era claro também que Verstappen não estava totalmente confortável, sendo forçado a se arriscar para arrancar décimos em busca de, ao menos, a primeira fila. Só que se tratando do tricampeão, seria loucura descartá-lo totalmente de uma disputa pela posição de honra do grid, assim como muita coisa poderia mudar na ordem de forças, sobretudo em um Q1 que sempre castiga os pilotos no tráfego.

Q1: Alonso e Pérez fora, Russell lidera tabela de tempos

Com 22°C de temperatura ambiente, 48°C de asfalto e 61% de umidade relativa do ar, a pista foi liberada para a primeira parte da sessão. De cara, Verstappen pegou os setores 1 e 3 e fez a melhor volta em 1min12s790, só que o tempo ainda era muito, muito alto — tão alto que o primeiro a bater a marca foi Magnussen, seguido também de Hülkenberg. Leclerc, por sua vez, ainda vinha bem discreto, em décimo, enquanto Russell roubava o primeiro lugar e puxava Hamilton para o terceiro posto.

Verstappen, então, foi novamente o mais rápido no setor 1 e recuperou a ponta por 0s183. Depois foi a vez de Piastri assegurar a liderança momentânea com um ótimo primeiro setor, fechando o giro em 1min11s881. Primeira tentativa completada, Piastri, Verstappen, Fernando Alonso, Stroll, Russell, Hülkenberg, Sainz, Norris, Magnussen e Leclerc fechavam o top-10, enquanto Ricciardo, Logan Sargeant, Sergio Pérez, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou apareciam nas últimas colocações.

Com cinco minutos na regressiva, Leclerc foi para mais um giro rápido e bateu o primeiro setor de Piastri em 0s069. No segundo trecho, porém, perdeu um pouco de tempo e foi 0s029 mais lento que o australiano, mas recuperou na parte final e enfim pôs a Ferrari na liderança, seguido por uma impressionante Haas, com Magnussen e Hülkenberg em segundo e terceiro, respectivamente.

Com menos de três minutos para o cronômetro zerar, foi uma correria. Russell voltou a colocar a Mercedes na ponta, enquanto Albon deu belo salto e assumiu o quinto lugar. Hamilton veio também forte e formou dobradinha das Flechas de Prata. Até então, Norris surgia apenas em 18º, tendo o tempo de Sargeant, de 1min12s094, como referência para escapar da degola.

Fernando Alonso ficou em 16º (Foto: Aston Martin)

O britânico da McLaren abriu a volta final com 20s para o cronômetro zerar e fez o seu melhor primeiro setor, mais rápido que Sargeant em 0s100. Mais 0s3 ganhos que foram suficientes para ficar no top-10. Ainda deu tempo para Gasly encaixar um bom oitavo lugar e Piastri se colocar entre os Mercedes. E quem levou a pior foi Pérez, que não conseguiu melhorar a própria marca, ficando apenas em 18º. Alonso, Sargeant, Bottas e Zhou também.

Q2: Norris põe McLaren no topo, Gasly tira Ocon do Q3

Mais uma vez, a sessão recomeçou com Verstappen forte no setor 1, porém foi de Norris o segundo trecho. Leclerc vinha logo atrás na mesma toada, mas perdeu o primeiro duelo para Max, já na liderança, e ficou em segundo. Só que Sainz tratou de colocar a outra Ferrari na ponta, mostrando que o jogo estava totalmente aberto.

Tsunoda veio rápido mais uma veze pegou o terceiro lugar. Enquanto os carros da Mercedes fechavam os primeiros giros em oitavo e nono, Verstappen elevava o sarrafo ao cravar 1min11s019, melhor tempo do final de semana até então, 0s158 mais rápido que Sainz.

Primeiras voltas registradas, e Verstappen enfim liderava a tabela de tempos, com Sainz, Tsunoda, Ocon, Leclerc, Gasly, Norris, Piastri, Hamilton e Russell passando ao Q3. Lewis foi para mais um giro e até pegou o melhor segundo setor da pista, mas perdeu tempo no trecho final e ficou em terceiro. Melhor para Piastri, mostrando que a McLaren também estava no páreo ao fazer a melhor volta. E Russell passou a ser o segundo.

Veio, então, Leclerc, ainda sem acertar a volta ideal. E novamente o monegasco não conseguiu bater o carro da McLaren — que depois virou ‘os carros’, uma vez que Norris superou Piastri em 0s024.

Minuto final, Gasly, Hülkenberg, Stroll, Magnussen e Ricciardo eram os que caíam no Q2. O tempo de referência era 1min11s285 de Ocon, e o primeiro a baixar a marca foi o companheiro de Alpine, Gasly, arrancando um ótimo sexto lugar e jogando Tsunoda para a linha de corte. O japonês, contudo, respirou ao melhorar a volta e subir para nono, mas não havia mais tempo para nada. Ocon, Hülkenberg, Ricciardo, Stroll e Magnussen foram os eliminados.

Oscar Piastri colocou a McLaren na primeira fila (Foto: McLaren)

Q3: Leclerc voa para pole e Verstappen bate

Dali em diante, seriam 12 minutos na regressiva para desempatar a queda de braço. Hamilton fechou o giro em 1min10s975, o primeiro a virar abaixo de 1min11s. Leclerc veio logo atrás e pegou o último setor, destruindo a marca de Lewis em 0s5. Sainz, por sua vez, ficou a 0s255 do companheiro de equipe, logo atrás de Piastri, a 0s026 de Charles.

Verstappen, então, pegou o primeiro setor, porém novamente perdeu tempo no trecho intermediário. O último é que decidiria, e o #1 da Red Bull fechou em 1min10s567, atrás de Piastri. Sainz, Russell, Norris, Hamilton, Gasly, Tsunoda e Albon vinham na sequência. Leclerc, então, mostrou que seria preciso muito mais e pegou o topo com um ótimo terceiro setor.

Mas havia mais uma chance para cada um, e Verstappen foi para o tudo ou nada. No TL3, chegou a dizer pelo rádio que acabaria “abraçando o guard-rail” de tanto ir ao limite em busca da volta perfeita, e foi exatamente o que aconteceu na tomada da Sainte-Dévote. Mas é injusto dizer que a batida tirou o neerlandês da pole: Leclerc baixou ainda mais o tempo e fez 1min10s270, liderança com autoridade e que traz ao #16 uma chance de ouro de vitória.

F1 2024, Mônaco, Grid de Largada, Resultado Final (com desclassificações de Hülkenberg e Magnussen):

1C LECLERCFerrari1:10.270  
2O PIASTRIMcLaren Mercedes1:10.424+0.154 
3C SAINZFerrari1:10.518+0.248 
4L NORRISMcLaren Mercedes1:10.542+0.272 
5G RUSSELLMercedes1:10.543+0.273 
6M VERSTAPPENRed Bull Honda1:10.567+0.297 
7L HAMILTONMercedes1:10.621+0.351 
8Y TSUNODARB Honda1:10.858+0.588 
9A ALBONWilliams Mercedes1:10.948+0.678 
10P GASLYAlpine1:11.311+1.041 
11E OCONAlpine1:11.285+1.015 
12D RICCIARDORB Honda1:11.482+1.212 
13L STROLLAston Martin Mercedes1:11.563+1.293 
14F ALONSOAston Martin Mercedes1:12.019+1.749 
15L SARGEANTWilliams Mercedes1:12.020+1.750 
16S PÉREZRed Bull Honda1:12.060+1.790 
17V BOTTASSauber Ferrari1:12.512+2.242 
18G ZHOUSauber Ferrari1:13.028+2.758 
 N HÜLKENBERGHaas FerrariPit-Lane DSQ 
 K MAGNUSSENHaas FerrariPit-Lane DSQ 
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