Leclerc põe Ferrari no jogo e comanda TL2 do GP de Mônaco de F1. Verstappen é 4º

Charles Leclerc ditou o ritmo no TL2 do GP de Mônaco e colocou a Ferrari no topo da tabela de tempos. Lewis Hamilton ficou em segundo, enquanto Max Verstappen, de macios, pegou o quarto posto

Charles Leclerc fez valer o ‘quintal’ e comandou o ritmo no segundo treino livre do GP de Mônaco de Fórmula 1, realizado nesta sexta-feira (24). O piloto da Ferrari registrou 1min11s278, batendo Lewis Hamilton em 0s188.

Se for julgado apenas a performance baseada nos tempos de volta, o TL2 confirmou uma Mercedes bem mais forte que em Ímola, com Hamilton em bom ritmo ao longo da sessão. O heptacampeão, contudo, não foi páreo para a SF-24 de Leclerc, dominante desde o início.

Relacionadas


A segunda conclusão tirada é que, apesar da melhora graças aos pneus macios, a Red Bull vai precisar gastar horas de trabalho para solucionar o problema com a estabilidade do carro, muito trepidante na pista por conta das ondulações do asfalto. Embora seja uma questão comum a todos por se tratar de um circuito de rua, os saltos atrapalharam de tal modo que Verstappen reclamou de dor de cabeça ainda na primeira parte do treino. Mas o ritmo de corrida mostrou que a última coisa que se deve fazer é descartar os taurinos.

O holandês, aliás, terminou na quarta colocação, logo atrás de Fernando Alonso, porém à frente de Lando Norris, o primeiro carro da McLaren na tabela. Oscar Piastri, que só perdeu para Hamilton no TL1, foi o 12º, mas a marca foi obtida com os compostos médios.

Carlos Sainz ficou em sexto, a 0s6 de Leclerc, com Lance Stroll na sequência. Sergio Pérez, Alexander Albon e George Russell fecharam o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No sábado (25), o TL3 abre as atividades às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lando Norris teve uma sessão mais discreta (Foto: McLaren)

Confira como foi o TL2 da F1 em Monte Carlo:

Com o céu bem mais nublado que o encarado na primeira sessão, o live timing da F1 já indicava chance de chuva durante a última atividade de pista da sexta-feira em Mônaco. Nos termômetros, 20°C de temperatura ambiente, com asfalto em 32°C e 69% de umidade relativa do ar.

A fila indiana na saída dos boxes, portanto, logo se formou, e novamente, as escolhas variaram entre compostos duros e médios para o stint inicial — agora com muito mais pneus de faixa amarela em ação. Verstappen, com a gama C3 da Pirelli, deu a primeira impressão de que o treino seria diferente ao bater a marca de Hamilton, então calçado com os C4. Leclerc, também de médios, foi ainda melhor e colocou a Ferrari na ponta, porém não demorou até o heptacampeão recuperar o posto após fazer os melhores setores 1 e 3 do traçado.

Enquanto isso, a imagem recuperada mostrava Stroll fazendo o guard-rail balançar. Verstappen também deu uma leve triscada em determinado momento, mas era apenas um sinal de que o #1 estava buscando o limite para ter o melhor acerto do RB20 em uma corrida que certamente seria decidida na classificação de sábado.

De duros, novamente Verstappen pulou para a liderança com 1min12s372. Leclerc, então, usou os médios para colocar 0s9 sobre Max. Novo replay, e agora era Norris quem raspava no mesmo ponto que Stroll. Giros completados, e o top-10 era formado por Leclerc, Hamilton, Verstappen, Russell, Norris, Piastri, Nico Hülkenberg, Stroll, Alonso e Pérez.

Com dez minutos completados, Norris melhorou e pulou para terceiro, porém ainda muito distante da marca de Leclerc, a 0s7. Veio, então, Sainz, com um tempo de volta que o catapultou para o quinto lugar, mas a 1s da volta do colega de Ferrari. O espanhol gastou mais alguns giros para baixar a própria marca e se colocar em terceiro, logo atrás de Hamilton.

Com cerca de 43 minutos para o fim, Verstappen — que já havia chiado no TL1 de ter em mãos um carro andando ‘no fio da navalha’ — reclamava das ondulações. “O carro pula igual um canguru, já estou com dor de cabeça”, relatou o neerlandês pelo rádio. Ainda de pneus duros, achou alguns décimos que o levaram ao terceiro posto, a 1s1 de Leclerc, que baixou ainda mais a própria marca ao registrar 1min11s573.

Lewis Hamilton foi novamente bem (Foto: Mercedes)

Perto dos 30 minutos completados do TL2, Albon foi o primeiro a partir com os macios e colocar a Willliams em segundo. Depois foi a vez de Pérez enfim colocar o RB20 com a gama C5, só que o primeiro setor foi 0s3 mais lento que o tempo referência de Leclerc. Nova perda de 0s3 no segundo trecho, e Pérez fechou a volta com o segundo tempo, mas a 0s7 de Leclerc.

Verstappen, também agora de macios, pegou o primeiro setor, só que Leclerc imediatamente deu o troco, uma vez que vinha no mesmo giro com os pneus de faixa vermelha. Sem melhorar os trechos seguintes, virou a 0s2 da marca do monegasco — que confirmou o bom ritmo e virou 1min11s278. Alonso passou a ser o terceiro.

“A volta é horrível. Não consigo ver o apex da curva 3”, explicou Pérez, em quinto, outro reclamando muito da instabilidade do carro da Red Bull por conta dos saltos. Max, por sua vez, deu uma traseirada na curva que traz para o túnel e não conseguiu evitar a batida.

Verstappen foi para os boxes bastante irritado, porém logo retornou com mais de 20 minutos para o término do TL2. No grid, era o quarto, atrás de Alonso e à frente de Norris — a McLaren, aliás, ainda discreta comparada à performance do primeiro treino do dia.

Enquanto a imagem recuperava Yuki Tsunoda bloqueando (muito) Verstappen, porém com a direção de prova considerando que se tratava de um lance sem necessidade de investigação, os pilotos deram início aos long runs nos 15 minutos finais. E terminou assim, com Leclerc jogando um bom tempero para a classificação e Mercedes querendo, enfim, roubar a cena na temporada.

F1 2024, Mônaco, TL2, Resultado Final:

1C LECLERCFerrari1:11.278 
2L HAMILTONMercedes1:11.466+0.188
3F ALONSOAston Martin Mercedes1:11.753+0.475
4M VERSTAPPENRed Bull Honda1:11.813+0.535
5L NORRISMcLaren Mercedes1:11.953+0.675
6C SAINZFerrari1:11.962+0.684
7L STROLLAston Martin Mercedes1:12.062+0.784
8S PÉREZRed Bull Honda1:12.099+0.821
9A ALBONWilliams Mercedes1:12.257+0.979
10G RUSSELLMercedes1:12.260+0.982
11Y TSUNODARB Honda1:12.349+1.071
12O PIASTRIMcLaren Mercedes1:12.366+1.088
13K MAGNUSSENHaas Ferrari1:12.473+1.195
14E OCONAlpine1:12.554+1.276
15N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:12.569+1.291
16D RICCIARDORB Honda1:12.577+1.299
17P GASLYAlpine1:12.750+1.472
18L SARGEANTWilliams Mercedes1:12.790+1.512
19V BOTTASSauber Ferrari1:13.057+1.779
20G ZHOUSauber Ferrari1:13.773+2.495
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.