Hamilton bate Piastri e põe Mercedes no topo do TL1 do GP de Mônaco. Verstappen é 11º
A Mercedes demonstrou sobrevida no treino livre 1 do GP de Mônaco, com Lewis Hamilton batendo a marca de Oscar Piastri por míseros 0s029
O TL1 do GP de Mônaco de Fórmula 1, realizado nesta sexta-feira (24), deixou a Mercedes sonhar. Lewis Hamilton foi o mais rápido da sessão ao virar 1min12s169, superando a McLaren de Oscar Piastri. Já Max Verstappen sequer entrou no top-10.
Na verdade, ainda é difícil prever qual a posição real da Red Bull, uma vez que Verstappen e Sergio Pérez não colocaram pneus macios em nenhum momento, optando pelos médios. Mas o que se viu foram os carros de McLaren e Ferrari mais rápidos que o RB20 apesar dos compostos duros. No fim, 11ª posição ao neerlandês, com o mexicano logo atrás.
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A Mercedes, porém, surgiu como um fator assim que colocou os macios. Discreto em boa parte, Hamilton encaixou belo giro antes da bandeira vermelha causada por Guanyu Zhou e bateu a volta de Piastri em míseros 0s029.
George Russell ratificou a boa performance do W15 na primeira sessão e terminou em terceiro, à frente do outro McLaren, Lando Norris. Charles Leclerc, de médios, pôs a Ferrari em quinto, a 0s228 do tempo de Hamilton. Fernando Alonso, Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira, o TL2 encerra o dia às 12h (de Brasília, GMT-3). No sábado, o TL3 abre as atividades às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.
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Confira como foi o TL1 da F1 em Monte Carlo:
Depois de uma manhã chuvosa, o clima deu uma trégua já na classificação da Fórmula 3, que abriu o dia de atividades no Principado. A previsão, no entanto, ainda apontava alguma chance de pista molhada já para a primeira sessão, com a umidade relativa do ar em 70%, enquanto os termômetros marcavam 20°C de temperatura ambiente e 37°C no asfalto.
Para o final de semana, a Pirelli optou pela gama mais macia, C3, C4 e C5, enquanto todas as equipes promoveram alguma atualização principalmente em busca de otimizar o downforce — sempre determinante em circuitos mais lentos, como Monte Carlo.
Saída dos boxes liberada, e a escolha para o primeiro stint do TL1 foram os duros para a maioria. Nas tentativas iniciais de volta rápida, Norris tratou de mostrar a força da McLaren ao assumir a ponta com 1min15s294, batendo Verstappen em 0s3 — e detalhe: com o neerlandês de médios.
Leclerc, então, melhorou o tempo de Lando nos setores 1 e 3 e fechou 1min14s521, trazendo consigo Piastri, que ficou a 0s173 da marca do monegasco. Para Leclerc, aliás, seria mais um esforço para enfim subir ao menos ao pódio em casa, algo nunca feito em toda a carreira.
Perto da marca dos 15 minutos completados de sessão, Verstappen, ainda de compostos médios, foi o primeiro a entrar na casa de 1min13s, só que Leclerc ficou a míseros 0s036 da marca do #1, novamente de pneus duros. Stroll surgia como o melhor carro da Aston Martin, em sexto, seguidos dos Mercedes de Hamilton e Russell.
Até o momento, eram Verstappen, Tsunoda, Piastri e Ricciardo os carros com os melhores tempos registrados com os pneus de faixa amarela. O japonês da RB, inclusive, aproveitou a borracha um pouco mais macia para saltar para quinto, colocando-se entre os carros da McLaren.
Com 20 minutos completados, Norris pegou o segundo melhor setor e, mesmo perdendo tempo no trecho final, pulou para a liderança. Até então, Lando, Verstappen, Leclerc e Sainz estavam cobertos por 0s1, já dando uma pequena prévia do que era esperado principalmente pelos taurinos. Só que Charles desequilibrou o jogo no giro seguinte, virando 1min13s343. Sainz veio na sequência e fechou a dobradinha momentânea da Ferrari, a 0s375 do colega. A imagem recuperada ainda mostrou Leclerc tirando tinta do guard-rail na saída do túnel, na tomada do S da Piscina.
Enquanto isso, a 30 minutos para o fim, o top-10 era formado por Leclerc, Hamilton, Verstappen, Sainz, Tsunoda, Russell, Pérez, Norris, Alexander Albon e Kevin Magnussen. O grid, no entanto, já surgia bem dividido na escolha dos pneus, com os carros da Mercedes já com os de faixa amarela, por exemplo.
Quem ainda vivia o seu calvário particular era a Alpine, com Esteban Ocon e Pierre Gasly reclamando bastante da instabilidade do carro e ocupando, até o momento, 18ª e 20ª colocações, respectivamente.
Piastri, então, abriu a janela dos macios. A primeira tentativa do australiano, no entanto, foi frustrada por conta do tráfego, mas a segunda volta foi certeira, e o #81 assumiu a liderança com um tempo 0s5 mais rápido que o de Leclerc. O posto, todavia, durou alguns segundos, já que Russell, também com os pneus de faixa vermelha, virou 0s3 melhor que Piastri e colocou o W15 no topo da tabela.
No momento em que Hamilton melhorava a própria volta e subia para segundo, Piastri veio para mais um giro rápido e retomou a ponta. Enquanto isso, Alonso, também de macios, já era o quarto, com Tsunoda, Leclerc, Norris, Magnussen e Stroll completando o top-10. Verstappen era apenas o 11º, mas ainda com o tempo feito de médios. Pérez, de duros, ocupava o 16º posto.
A 15 minutos do fim, Hamilton acertou os trechos 1 e 3 e bateu o tempo de Piastri em 0s029 ao cravar 1min12s169. Durante a volta do heptacampeão, a direção de prova acionou a bandeira amarela, porém logo liberou o traçado. Mas a imagem recuperada mostrou que seria necessário uma breve paralisação para limpar os detritos na curva 1 deixados por Zhou após batida. Leclerc, inclusive, passou por cima dos pedaços da asa dianteira do carro da Sauber e reclamou bastante pelo rádio.
Durante a bandeira vermelha, com dez minutos restantes, a transmissão fazia uma tomada aérea do Principado e já era possível notar as gotas de chuva na lente. Com mais nove minutos de TL1, a pista foi novamente liberada, e os carros aproveitaram a parte final para os tradicionais long runs.
Fórmula 1 2024, GP de Mônaco, Monte Carlo, TL1:
1 | L HAMILTON | Mercedes | 1:12.169 | |
2 | O PIASTRI | McLaren | 1:12.198 | +0.029 |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:12.295 | +0.126 |
4 | L NORRIS | McLaren | 1:12.396 | +0.227 |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:12.397 | +0.228 |
6 | F ALONSO | Aston Martin | 1:12.775 | +0.606 |
7 | L STROLL | Aston Martin | 1:12.789 | +0.620 |
8 | Y TSUNODA | RB | 1:12.875 | +0.706 |
9 | D RICCIARDO | RB | 1:12.901 | +0.732 |
10 | C SAINZ | Ferrari | 1:12.954 | +0.785 |
11 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:12.984 | +0.815 |
12 | S PÉREZ | Red Bull | 1:13.229 | +1.060 |
13 | V BOTTAS | Sauber | 1:13.248 | +1.079 |
14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:13.390 | +1.221 |
15 | A ALBON | Williams | 1:13.425 | +1.256 |
16 | N HÜLKENBERG | Haas | 1:13.576 | +1.407 |
17 | L SARGEANT | Williams | 1:14.150 | +1.981 |
18 | E OCON | Alpine | 1:14.159 | +1.990 |
19 | G ZHOU | Sauber | 1:14.570 | +2.401 |
20 | P GASLY | Alpine | 1:14.574 | +3.405 |