Fora do Q3 em Ímola, Alonso admite decepção. E Ocon se diz “bem feliz” com top-10

A Alpine viveu um sábado de sentimentos distintos: foi eliminada no Q2 com Fernando Alonso, mas comemorou a ida ao Q3 com Esteban Ocon

Hamilton destrona dupla da Red Bull: veja o resumo do sábado em Ímola

A Alpine viveu um misto de emoções neste sábado (17) de classificação do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, em Ímola. Esteban Ocon deixou para trás a decepção vivida há três semanas, no Bahrein, passou para o Q3 e obteve o nono lugar no grid para a segunda etapa da temporada. Entretanto, a decepção ficou do outro lado da garagem desta vez: Fernando Alonso foi eliminado no Q2 e vai largar apenas em 15º.

Para o francês, a nona colocação é excelente. Além de conseguir largar dentro do top-10 em Ímola, Ocon quebrou um tabu que já durava 4 anos: desde 2017 que Alonso não era superado por um companheiro de equipe em sessões de classificação.

“É um ótimo resultado para nós hoje. Tiramos o máximo de potencial do carro, e creio que a nona colocação era o máximo que conseguiríamos obter. Chegar ao Q3 foi satisfatório e estou bem feliz com isso. É difícil ultrapassar aqui, então é importante começar já em uma posição do top-10. Nossos rivais estão um pouco à frente, o que significa que ainda temos de melhorar e encontrar esse desenvolvimento, fatores que serão chave nesta temporada. E tudo pode acontecer”, comentou Ocon.

Por sua vez, Alonso admitiu que sua performance ficou abaixo do esperado, mas projetou melhora para a corrida. “Não fui rápido o suficiente hoje e não tirei o máximo de performance do carro. Estou decepcionado com meu resultado. Esperamos conseguir algo amanhã. É difícil ultrapassar aqui, mas os pontos valem só na corrida, então vamos ver o que podemos fazer. Por outro lado, Esteban foi muito bem hoje e mostrou o potencial das atualizações que trouxemos e que funcionaram bem. No Bahrein, tive um bom sábado e um domingo ruim, então espero que seja o contrário amanhã”, disse o bicampeão.

Alonso foi apenas o 15º na classificação do GP da Emília-Romanha (Foto: Alpine)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Por fim, o diretor-executivo da equipe, Marcin Budkowski, fez um balanço dos resultados obtidos, declarando certa torcida para que a possível chuva prevista para a corrida ajude a Alpine a otimizar seus resultados na corrida.

“Temos sentimentos mistos como time após a classificação de hoje. Sabíamos que seria apertado depois do terceiro treino livre com alguns carros e que teríamos uma boa briga para colocarmos nosso carro no Q3. Foi uma ótima sessão para o Esteban, ele teve um desempenho sólido em todas as partes da classificação. A nona posição provavelmente é o que o carro pode alcançar no momento. Fernando não conseguiu a posição que queria, e vamos analisar para ver onde podemos melhorar. Estamos focados na corrida de amanhã, tem uma possibilidade de chuva, então estaremos prontos para agarrar qualquer oportunidade que surja”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1. Siga tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.