Alonso diz que “não sentirá falta” do efeito solo na F1: “Não foi um sucesso”
Fernando Alonso avaliou que regulamento que trouxe de volta efeito solo à Fórmula 1 não cumpriu promessa de melhorar disputas na pista
Fernando Alonso afirmou que não vai lamentar o fim da geração atual de carros da Fórmula 1. Às vésperas do GP de Las Vegas, o bicampeão foi direto ao avaliar o regulamento introduzido em 2022 com a volta do efeito solo — conceito que, segundo ele, não entregou o que prometia em termos de pilotagem e qualidade das disputas. Mas deixou a porta aberta para mudar de opinião caso os novos modelos não correspondam às expectativas.
A partir de 2026, a F1 terá carros completamente diferentes: mais leves, menores, com suspensão ativa e uma nova unidade de potência híbrida que terá a divisão igualitária de potência entre motor a combustão e parte elétrica. Alonso não esconde que está ansioso por essa virada.
“Não vou sentir falta dessa geração de carros. São pesados demais, grandes demais, e o efeito-solo e as alturas em que precisamos correr não são nada divertidos de pilotar”, afirmou o espanhol.
“A ideia era seguir outro carro de perto e ter mais ação na pista, mas isso não se concretizou. Talvez só no primeiro ano. Depois disso, não foi um sucesso. Então, não acho que vamos sentir tanta falta”, explicou.

Aston Martin e outras equipes reconhecem que o grid extremamente compacto — fruto da evolução técnica nos últimos três anos — também tornou as ultrapassagens mais complexas. Na classificação em Interlagos, por exemplo, 15 carros ficaram separados por menos de 1s, reforçando que a maior proximidade de performance, somada ao retorno da turbulência aerodinâmica, tornou o ato de atacar outro piloto mais difícil.
O bicampeão, porém, ponderou que o discurso poderá mudar quando os carros de 2026 chegarem — já que devem ser mais lentos do que os atuais, considerados alguns dos mais rápidos da história da categoria.
“Talvez no ano que vem a gente vá mais lento e aí sentiremos falta quando compararmos com os próximos carros. Queremos sempre ir o mais rápido possível”, concluiu.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 20 a 23 de novembro, com o GP de Las Vegas, 22ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
GP de Las Vegas de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre 1 | 21:30 | 23:30 | 01:30 | 02:30 |
| Treino livre 2 | 01:00 | 03:00 | 05:00 | 06:00 |
| Treino livre 3 | 21:30 | 23:30 | 01:30 | 02:30 |
| Classificação | 01:00 | 03:00 | 05:00 | 06:00 |
| Corrida | 01:00 | 03:00 | 05:00 | 06:00 |
*Horários de Brasília
▶️ Onde assistir F1? Veja aqui todas as informações.
▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!