Alonso encerra domínio de Verstappen e lidera chuvoso TL3 do GP do Canadá de F1

Quem diria que veríamos um top-3 composto por Alonso, Gasly e Vettel? Pois é: coisas que somente a chuva, que enfim veio, pode proporcionar. Ainda assim, último treino livre da Fórmula 1 em Montreal teve pouquíssimas ações de pista

QUAL O LIMITE PARA VERSTAPPEN NA FÓRMULA 1 2022?

A tão prometida e aguardada chuva, enfim, deu o ar de sua graça em Montreal. O terceiro e último treino livre da Fórmula 1 no Canadá, realizado neste sábado (18), não foi em condições normais, portanto. E em tal cenário, quem ficou responsável por interromper o 100% de aproveitamento de Max Verstappen no circuito Gilles Villeneuve foi Fernando Alonso e a Alpine.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O último treino livre da F1 no Canadá foi, além de chuvoso, sonolento. Entendível: as condições climáticas implicavam em um receio das equipes de colocarem seus respectivos treinos classificatórios em risco. Além disso, com previsão de corrida em pista seca, ficou difícil fazer qualquer tipo de acerto de configuração e análise de dados pensando na prova.

Para você ter uma ideia: Max Verstappen e Sergio Pérez, da Red Bull, deram exatamente 10 voltas (apenas). Charles Leclerc, que vai largar do fundo do grid após trocar o motor, sequer marcou tempo. O líder de giros completados no TL3 foi Yuki Tsunoda, com somente 27.

Assim sendo, Alonso liderou a tabela de tempos – que testemunhou uma mudança brusca na ordem de forças: Pierre Gasly em segundo, Sebastian Vettel em terceiro. Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lando Norris, George Russell, Pérez, Verstappen e Carlos Sainz completaram o top-10, em ordem.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Logo mais, a classificação está marcada para começar às 17h (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está prevista para as 15h.

Feliz, Alonso? (Foto: Alpine)

Confira como foi o TL3 do GP do Canadá de F1:

Último colocado do TL1, Kevin Magnussen foi o primeiro a experimentar o molhado Circuito Gilles Villeneuve – assim que o cronômetro permitiu. Como prometida, a chuva fazia-se presente em Montreal – assim como o intenso frio.

Ao lado do dinamarquês na pista, somente seu companheiro de Haas Mick Schumacher – que reclamou das condições da pista com palavrões – e a dupla da Ferrari. Entendível: a escuderia italiana não queria perder tempo, depois de ver Max Verstappen e a Red Bull dominarem o primeiro dia de ações da F1 no Canadá.

Ao passo que a Aston Martin lançava seus pilotos ao circuito, a transmissão da FOM mostrou um despreocupado Esteban Ocon, fora do carro e de calça jeans, brincando e conversando com os funcionários da Alpine.

Na molhada pista, Carlos Sainz vinha com tudo para ser o primeiro piloto do pelotão da frente a cravar volta rápida, com já sete minutos de sessão, mas a Ferrari chamou o espanhol para os boxes. A liderança provisória, portanto, seguia com Kevin Magnussen – não que houvesse concorrência pesada, claro.

Muita água e muito spray em Montreal (Foto: Reprodução/Fórmula 1)

Com 15 minutos passados de TL3, ainda era impossível andar de pneus intermediários – somente pneus de faixa azul na pista. As ações, entretanto, continuavam sonolentas: a McLaren foi a única que mandou seus pilotos à companhia de Sebastian Vettel, Lance Stroll e Yuki Tsunoda.

40 minutos para o fim e a Alfa Romeo enfim lançou Valtteri Bottas à pista. O finlandês não participou do TL2 por falhas em seu carro. De qualquer maneira, o prejuízo já estava ‘garantido’, já que a tendência é de corrida em circuito seco – andar no traçado molhado pouco ajudaria em questões de acerto e afins. Enquanto isso, Bottas virava em 1min37s909 e permanecia na liderança da sessão.

Isso mudou quando a Ferrari, enfim, retornou com Sainz na pista: 1min36s831 para o espanhol, em sua primeira volta rápida registrada. Detalhe: já com mais de 25 minutos de TL3. A escuderia italiana aproveitou e lançou Charles Leclerc ao circuito também – somente os dois e Ocon andavam no traçado.

LEIA TAMBÉM
+ Ferrari opta por trocar motor inteiro, e Leclerc larga do fundo do grid no Canadá

Sainz melhorou o próprio tempo, baixando para 1min35s858, ao passo que enfim mais carros apareciam na pista. Ainda assim, sequências curtas de voltas: ninguém queria arriscar ficar no traçado durante muito tempo.

Na segunda metade do TL3, poucas alterações na tabela de tempos. Significativas, entretanto: Fernando Alonso e George Russell foram para as cabeças, mas foi Vettel o responsável por desbancar Sainz: 1min35s821 para o tetracampeão mundial.

Faltando 17 minutos para o fim da sessão, a Alpine lançou os pneus intermediários para Alonso. Depois de uma volta lenta, o espanhol subiu ao topo da tabela de tempos: 1min34s836. Os compostos de faixa verde mostravam-se um caminho – e, justamente por isso, Sainz e Vettel foram os próximos a experimentá-los.

Chove chuva, chove sem parar… (Foto: Reprodução/Fórmula 1)

O bicampeão mundial baixou ainda mais a própria marca no giro seguinte, cravando 1min34s229. Verstappen foi à pista, ainda com pneus de chuva pesada, mas errou na chicane e abortou a volta – logo, voltou para os boxes.

Pouco a pouco, os intermediários tornaram-se predominantes. Vettel tirou Alonso da liderança, com tempo de 1min33s891. O bicampeão mundial deu o troco: 1min33s836. Assim, quem ia colocando os pneus de faixa verde, ia escalando a tabela de tempos: Sainz, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly

Com seis minutos para o fim, Magnussen escapou da pista e, parado na grama, causou regime de bandeiras amarelas. Verstappen, em uma volta lenta e no mesmo ponto da pista, rodou sozinho. A chuva se intensificava no fim da sessão.

Ocon até prometia tirar a ponta do companheiro de equipe Alonso no fim, mas um erro no último setor o deixou somente em quarto. Gasly subiu para segundo e desbancou Vettel, mas a liderança ficou mesmo com o espanhol.

F1 2022, GP do Canadá, Montreal, TL3:

1F ALONSOAlpine1:33.836 15
2P GASLYAlphaTauri Honda1:33.889+0.05318
3S VETTELAston Martin Mercedes1:33.891+0.05518
4E OCONAlpine1:34.003+0.16716
5D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:34.110+0.27414
6L NORRISMcLaren Mercedes1:34.248+0.41213
7G RUSSELLMercedes1:34.259+0.42311
8S PÉREZRed Bull1:34.498+0.66210
9M VERSTAPPENRed Bull1:34.616+0.78010
10C SAINZFerrari1:34.778+0.94218
11V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:35.016+1.18015
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:35.213+1.37715
13L STROLLAston Martin Mercedes1:35.531+1.69523
14K MAGNUSSENHaas Ferrari1:35.643+1.80717
15L HAMILTONMercedes1:35.692+1.85612
16A ALBONWilliams Mercedes1:35.761+1.92517
17Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:36.261+2.42527
18M SCHUMACHERHaas Ferrari1:37.388+3.55218
19N LATIFIWilliams Mercedes1:38.394+4.55811
20C LECLERCFerrariNC05
FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN SUPERA FERRARI E LIDERA TREINOS LIVRES GP DO CANADÁ DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.