Alonso admite que saída de Verstappen da Red Bull “impacta” decisão sobre futuro na F1

Fernando Alonso pretende definir o futuro na Fórmula 1 antes das férias, mas admitiu que está atento aos rumores e aos movimentos de Max Verstappen em meio à crise na Red Bull

A Fórmula 1 chegou ao Japão embalada pelas especulações em torno do futuro de Max Verstappen na Red Bull, e Fernando Alonso afirmou que está atento ao que tem sido falado. O bicampeão, inclusive, admitiu que a decisão do neerlandês pode, sim, trazer impacto sobre a sua própria permanência na categoria.

Alonso, inclusive, é um dos nomes ligados à Red Bull em meio aos rumores referentes ao mercado de pilotos para a temporada 2025. A mídia alemã noticiou que o espanhol é a escolha de Christian Horner para o lugar de Sergio Pérez, que tem contrato até o final deste ano, movimento que o chefe britânico tenta para reafirmar o poder dentro da equipe taurina.

Só que por mais que tenha contrato até 2028, o posto de Verstappen também é incerto em meio à crise instaurada em Milton Keynes e a queda de braço interna entre Horner e o consultor-esportivo, Helmut Marko — este último, a quem Max declarou publicamente lealdade. E a revelação feita pela revista inglesa Autosport de que o contrato vigente do neerlandês possui uma cláusula de saída incluída sem o conhecimento do dirigente britânico transformou Verstappen em peça-chave da ‘silly season’.

Na coletiva de imprensa realizada em Suzuka nesta quinta-feira (4), Alonso, que prometeu uma definição sobre o futuro na Fórmula 1 antes da pausa para as férias de verão na Europa, afirmou que tem conhecimento dos rumores atuais. E foi direto ao ser questionado sobre o que pode acontecer com Verstappen.

Fernando Alonso pode deixar a F1 ao final deste ano (Foto: Aston Martin)

“Claro que se Max deixar a Red Bull, talvez isso gere um impacto”, disse Alonso. “Mas acho que não há chance de acontecer”, emendou.

“Portanto, não estou pensando muito nisso. O que quero fazer é apenas me concentrar nas minhas coisas e nesta corrida antes de decidir se continuarei correndo, e se continuar, onde estará a melhor possibilidade”, completou.

Aos 42 anos, Alonso está em sua 21ª temporada na principal categoria do automobilismo mundial, mas destacou que as especulações costumam atrapalhar os pilotos. “Esse estresse no ar, sei dos rumores e coisas do tipo. Não gostamos muito disso, não gosto disso com certeza.”

Por fim, indagado sobre a certeza que tem sobre a permanência de Verstappen na Red Bull, Alonso declarou: “Não sei. É o que sinto”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.