Alonso explica ‘espiada’ e diz que Aston Martin “tem muito a aprender” com McLaren

Décimo colocado no GP dos Países Baixos, Fernando Alonso afirmou que assim como a McLaren, a Red Bull, Ferrari e Mercedes estão "anos-luz" à frente das demais equipes do grid

Logo após o término do GP dos Países Baixos, realizado neste domingo (25), a câmera onboard do AMR24 de Fernando Alonso flagrou o espanhol dando uma espiada na McLaren de Oscar Piastri, que estava estacionada logo à frente do carro esmeraldino no parque fechado. Momentos depois, quando foi questionado sobre a ‘investigação’, o bicampeão afirmou que o time de Lawrence Stroll “tem muito a aprender” com as principais equipes do grid.

Largando da sétima posição, o companheiro de Lance Stroll não foi capaz de acompanhar o ritmo dos oito melhores pilotos da temporada 2024 da Fórmula 1 — as duplas da Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes — e nem o de Pierre Gasly, da Alpine, que terminou em nono, uma posição à frente do #14. Decepcionado com o atual momento, Alonso chegou a revelar que a Aston Martin já está trabalhando no projeto de 2025.

No entanto, ao falar especificamente sobre o momento em que foi visto analisando o MCL38 do australiano, Fernando deu explicações. “A McLaren é o carro que domina o campeonato. Sempre tentamos nos inspirar nos outros carros, nos que estão ganhando, e com certeza temos muito o que aprender com eles”, disse ao canal espanhol DAZN.

“Posso ver o futuro, e nas próximas corridas, até Abu Dhabi, vamos lutar pelo nono e décimo lugares. Houve algumas disputas, mas as quatro grandes equipes estão fora do nosso alcance. Não importa se largam em último ou do pit-lane, eles sempre vão terminar entre os oito primeiros”, continuou Alonso.

Fernando Alonso quase deitou no asfalto para analisar a traseira do carro da McLaren após o GP dos Países Baixos (Vídeo: reprodução/F1 TV)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Norris se salva após desmonte na largada, passa Verstappen e vence GP dos Países Baixos

“Vemos uma Ferrari no pódio, uma Red Bull e uma McLaren — no fim, também há muita igualdade entre elas. Estamos a anos-luz de distância”, afirmou. “Ontem, por exemplo, conseguimos superar dois deles [Carlos Sainz e Lewis Hamilton, eliminados no Q2] e chegamos ao Q3. Bom, esses são pequenos presentes que nos damos no fim de semana, mas sabemos que somos frutas maduras, depois de algumas voltas na corrida, já caímos”, apontou.

“A McLaren deu grandes passos em frente. Eles introduziram algumas coisas no carro que os fizeram melhorar muito, enquanto a Red Bull introduziu algumas coisas que a deixaram pior. Quando você junta tudo, há uma diferença de 22s”, explicou Alonso, fazendo referência à diferença entre Lando Norris e Max Verstappen no fim da etapa em Zandvoort.

Fórmula 1 volta já na semana que vem, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, com o GP da Itália, direto de Monza.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.