Alonso ironiza acusação de que AMR23 é cópia da Red Bull: “Há diferenças muito óbvias”

Antes do GP da Arábia Saudita, Fernando Alonso foi perguntado sobre as acusações de que a Aston Martin copiou o projeto da Red Bull para temporada 2023 da F1. O espanhol defende a equipe britânica e citou até a Mercedes

A Aston Martin foi a grande surpresa do GP do Bahrein, que abriu a temporada 2023 da F1, há duas semanas. E o pódio de Fernando Alonso apenas ratificou o salto de performance da equipe britânica. Só que junto com o sucesso também surgiram desconfianças. O time de Lawrence Stroll foi acusado de copiar o projeto da Red Bull. Porém, o bicampeão tratou de defender sua esquadra e não comprou a ideia, citando até mesmo a Mercedes na justificativa.

Na Arábia Saudita para a segunda etapa do calendário, Alonso foi questionado sobre as declarações feitas pelo chefe da Red Bull, Christian Horner, e também por Sergio Pérez, além da Mercedes, que também viu algumas semelhanças entre o W14 e o modelo verde. Ambos disseram que havia um terceiro Red Bull no pódio em Sakhir. O espanhol apontou uma possível incoerência entre as insinuações e deixou claro: a Aston Martin está concentrada em seu próprio projeto.

Fernando Alonso, da Aston Martin, concede entrevista antes do GP da Arábia Saudita da F1 2023 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Visualmente, são diferentes”, afirmou Fernando ao comparar o AMR23 e o RB19. “Prova disso é que a Mercedes diz que 50% do nosso carro é igual ao deles e a Red Bull diz que 50% do nosso carro também é igual ao deles”, completou.

“Não existem dois conceitos mais diferentes. Então, nenhuma das duas teorias é verdadeira”, emendou.

Após a etapa barenita, Horner disse havia “três carros da Red Bull” no pódio e que “cópia era a maior forma de elogio”. A discussão se dá menos de um ano depois do ex-diretor-técnico dos taurinos, Dan Fallows, ser contratado para o mesmo cargo na Aston Martin.

Vice-líder do Mundial de Construtores, a equipe de Silverstone é a sensação da nova temporada da Fórmula 1 até aqui, prometendo se postar na briga por boas colocações em 2023. Alonso, inclusive, está muito próximo de quebrar mais uma marca e chegar ao seu pódio de número 100 na carreira. Até aqui, apenas Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Sebastian Vettel, Alain Prost e Kimi Räikkönen ultrapassaram a casa da centena na história da categoria.

GP da Arábia Saudita acontece entre os dias 17 e 19 de março no Circuito de Rua de Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.