Alonso lembra “brigas imaturas” com Hamilton em 2007 e cutuca Dennis: “Não controlou”

Para Fernando Alonso, faltou pulso firme de Ron Dennis como chefe da McLaren que, em 2007, assistiu à rivalidade ardente entre o espanhol e Lewis Hamilton nas pistas

A temporada de 2007 foi marcante nas carreiras de Lewis Hamilton e Fernando Alonso. O primeiro era um estreante que chegou já na primeira temporada brigando pelo título. O segundo vinha de um bicampeonato e tinha as esperanças de alcançar o tri ao aceitar o desafio na McLaren. E o que foi visto? Uma disputa interna ardente entre os pilotos.

O espanhol lembrou as batalhas com o britânico e reconheceu que eles eram “jovens e imaturos”, mas também mostrou como outros chefes de equipe teriam uma postura diferente se comparados a Ron Dennis, quem comandava o time de Woking à época.

“Éramos jovens, imaturos, tivemos muitos confrontos. Depois tivemos um patrão que não soube controlar a situação porque acredito que isso não teria acontecido com Flavio Briatore, nem com Lawrence Stroll”, explicou ele no documentário ‘Fernando: Revealed’ da DAZN. “Existem certos personagens na Fórmula 1 que são respeitados, mas há aqueles que os pilotos têm um pouco de controle da situação. E naquela McLaren de 2007, os pilotos tinham muito controle e ninguém nos deu uma bronca séria”, seguiu.

“Acho que muito do que aconteceu em 2007 vai ficar trancado a sete chaves porque até acho que apaguei muitas coisas em que Hamilton foi o maior culpado, ou eu por imaturidade, falta de mais trabalho em equipe”, confessou. 

Hamilton e Alonso protagonizaram uma grande rivalidade interna em 2007 (Foto: Reprodução/Twitter)

No fim, Kimi Raikkönën ficou com o título do Mundial de Pilotos. Embora a McLaren tivesse a esperança de ver um de seus pilotos faturando a taça, o clima bélico da e novos capítulos de embate fizeram o triunfo do finlandês acontecer. Depois disso, Alonso decidiu deixar a equipe e voltou para a Renault. Hamilton, por sua vez, conquistou seu primeiro campeonato com o time britânico em 2008, no GP do Brasil.

Hoje, o asturiano tem 42 anos, Lewis 39 e outros seis títulos na conta. São os medalhões no grid da F1. Percorreram trajetórias diferentes, mas voltaram a se encontrar nas pistas para mais batalhas – que, na opinião do #14, foram muito distintas de 2007.

“Acho que agora existe outro tipo de rivalidade, não creio que seremos amigos no futuro. Acho que não partilhamos muitas coisas, mas é verdade que em 2007 a rivalidade subiu para um nível superior”, enfatizou. 

“Isso foi em 2007, mas em 2013 estávamos no Canadá brincando de gato e rato, em Abu Dhabi em 2023 também… E no Bahrein, que foi um momento um pouco feliz no início do ano porque tinha chegado à Aston Martin e na luta pelo pódio tendo de ultrapassar o Hamilton na curva 10. Cada vez que nos ultrapassamos é uma satisfação extra e uma dor quando é você quem está à frente”, encerrou.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.