Alonso põe sequência na F1 em dúvida e diz que “precisa decidir” se aposenta após 2024

Fernando Alonso não tem garantias de que terá equipamento competitivo na Fórmula 1 nos próximos anos, e afirmou que vai decidir futuro no esporte após primeiras corridas de 2024

Fernando Alonso garante que se sente em boa forma, mas ainda tem dúvidas quanto ao seu futuro na Fórmula 1. Com o contrato se encerrando ao fim de 2024, e sem a certeza de que a Aston Martin vai recuperar o bom desempenho apresentado em 2023, o bicampeão falou que vai utilizar as primeiras corridas do ano para decidir se quer seguir por mais tempo no esporte.

Alonso está em uma posição relativamente confortável no mercado de pilotos da F1 para 2025. A Aston Martin, que começou 2023 como a segunda força do grid, tem o desejo de renovar com o espanhol. Além disso, a Mercedes, que vai perder Lewis Hamilton para a Ferrari a partir do ano que vem, também estuda a possibilidade de contar com os trabalhos do bicampeão.

Durante o lançamento da AMR24, Alonso admitiu que estava animado e em uma posição privilegiada, e não tinha pressa para definir o futuro. Depois dos testes de pré-temporada, no entanto, o piloto mudou de opinião. Agora, não sabe se tem tanta motivação assim para seguir na F1. 

Fernando Alonso vai para uma temporada decisiva na Aston Martin (Foto: Aston Martin)

Entre os motivos apontados por Fernando, estão, principalmente, o intenso calendário com 24 corridas, e a mudança de regulamento de motores de 2026, que tende a embaralhar novamente as ordens do grid.

“Antes de tudo, preciso decidir se quero continuar correndo. essa será a primeira coisa que preciso decidir em algumas semanas, ou em algumas corridas. Me sinto muito bem agora, mas sei que é um calendário exigente e em 2026 também tem um novo regulamento entrando em vigor, o que pode ser tentador, ou não. Então não sei”, disse o piloto de 42 anos de idade.

“Mas sim, vamos ver. Como disse no lançamento do carro, vou esperar algumas corridas para decidir”, finalizou Alonso.

F1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.