Alonso se surpreende com sexto lugar em classificação “estressante demais” na Rússia

Fernando Alonso conseguiu um belo resultado em Sóchi, mas não sem antes suar em uma classificação tensa. O espanhol larga em sexto em grid que tem Lando Norris na pole

Felipe Drugovich bateu muito forte ainda na volta de alinhamento para o grid da Fórmula 2 na Rússia (Vídeo: Reprodução)

Fernando Alonso conseguiu o resultado que queria, mas não sem antes passar por sufocos neste sábado (25) em Sóchi. O espanhol teve uma sessão altamente estressante, lidando com a chuva e com o asfalto progressivamente mais seco. No fim das contas, a alegria de conseguir um sexto lugar, resultado acima das expectativas.

“Não consegui aproveitar muito, estava estressante demais”, disse Alonso. “A gente nunca andou na chuva em Sóchi, essa foi a primeira vez em sete anos. Não há preparação alguma, você vai para a pista e já é o Q1. Você não consegue testar traçados diferentes, você só pisa fundo e torce para ter aderência. Mas as coisas correram bem. Eu me senti competitivo no seco e agora me sinto competitivo também no molhado. Fico feliz com o resultado”, destacou.

Alonso ficou satisfeito com a classificação em Sóchi (Foto: Alpine)

Alonso, entretanto, sabe que a alegria do sexto lugar pode ser breve. Se o espanhol não ganhar posições na largada, será presa fácil para quem vem atrás. O piloto da Alpine nem bota fé nas chances de terminar à frente de Valtteri Bottas e Max Verstappen.

“Sexto lugar é algo que, em condições normais, a gente não conseguiria. Não estamos tão longe assim das nossas posições normais, mas temos o Bottas em sétimo, temos o Verstappen em último. Só esses dois já nos colocam em oitavo, que é nossa posição natural para amanhã”, concluiu.

Alonso voltou a derrotar Esteban Ocon, companheiro de equipe. O francês larga em décimo, sendo 1s6 mais lento. A pole-position ficou com ninguém menos que Lando Norris, seguido por Carlos Sainz Jr. e George Russell. Lewis Hamilton cometeu erros e, mesmo com favoritismo à pole, larga em quarto.

O GP da Rússia tem largada prevista para 9h (horário de Brasília, GMT-3) deste domingo. A previsão da meteorologia é para um dia de sol e calor em Sóchi. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo sempre AO VIVO e em TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.