Ferrari anuncia nova reestruturação interna e dispensa projetista Tombazis e diretor de engenharia Fry

A Ferrari revelou nesta terça-feira (16) mais uma reestruturação interna e retirou de seu organograma dois dos responsáveis pela parte técnica nos últimos anos: Nikolas Tombazis e Pat Fry estão fora

A Ferrari anunciou nesta terça-feira (16) mais uma reestruturação interna e, junto dela, a saída dos diretores Nikolas Tombazis e Pat Fry, responsáveis pela parte técnica nas últimas temporadas.

Tombazis, projetista, e Fry, diretor de engenharia, foram dispensados pela nova chefia da escuderia italiana. A direção-técnica continua sob os cuidados de James Allison, contratado no fim de 2013, que terá como subordinados Simone Resta no cargo de projetista e Mattia Binotto como diretor do desenvolvimento das unidades de força. Binotto trabalhará junto de Lorenzo Sassi.

Interinamente, Allison coordenará também as atividades de pista até a contratação de um engenheiro que assuma a função. Desta forma, o britânico será responsável "por todos os aspectos técnicos" relacionados ao desempenho dos pilotos Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel.

Das peças-chave da equipe na última temporada, portanto, foram mantidos apenas Allison e Räikkönen. Luca Di Montezemolo, Stefano Domenicali, Marco Mattiacci, Fernando Alonso, Luca Marmorini e, agora, Tombazis e Fry.

Fry e Tombazis foram dois dos responsáveis pela parte técnica nos últimos anos (Foto: Studio Colombo/ Ferrari)

Como mudança pouca é bobagem, mais departamentos também sofreram alterações em Maranello. Massimo Rivola será gerente da equipe de F1 e Alberto Antonini, ex-jornalista da revista 'Autosprint', assume o deparamento de comunicação. A Academia da Ferrari continuará chefiada por Luca Baldisseri, que responderá diretamente ao chefe Maurizio Arrivabene.

Tombazis estava na Ferrari desde 2006 como projetista, já no final da era de sucesso liderada por Jean Todt e Ross Brawn. Ele trabalhou no time pela primeira vez em 1997 e saiu para a McLaren entre 2004 e 2005. Fry, aquisição mais recente, chegou a Maranello em 2010 para trabalhar inicialmente respondendo ao então diretor-técnico Aldo Costa, e posteriormente assumindo a função. Ele havia sido rebaixado no início do ano depois da contratação de Allison.

A Ferrari, que trocou inclusive de presidente, com a chegada de Sergio Marchionne, tenta se reerguer para acabar com o jejum de vitórias e títulos que vive. O último triunfo foi no GP da Espanha de 2013, com Alonso, e o último título foi no Mundial de Construtores de 2008.

DUELO ENTRE HAMILTON E ROSBERG F1 2014 ANO DA MONOTONIA
O segundo capítulo da RETROSPECTIVA 2014 do GRANDE PRÊMIO trata da disputa interna dos dois pilotos da Mercedes. Dá para dizer que o Mundial viu uma boa batalha pelo título entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Não chega a ser uma das maiores da história, mas certamente foi boa o bastante para agradar quem a acompanhou.
 
RETROSPECTIVA F1 2014:
HISTÓRIAS QUE VÃO ALÉM DA MERCEDES

O GRANDE PRÊMIO dá início nesta segunda-feira (15) à RETROSPECTIVA 2014 e começa a mergulhar outra vez no que foi a temporada do Mundial de F1 — um ano de uma equipe só.
 
A Mercedes e Lewis Hamilton foram os grandes destaques graças às marcas que alcançaram. A equipe se tornou a recordista de vitórias em um único campeonato graças a um acerto primoroso no desenvolvimento dos novos motores V6 turbo. O inglês se sagrou bicampeão e tornou-se o mais vencedor britânico da história da F1 e o segundo mais vitorioso dentre os pilotos em atividade — atrás só de Sebastian Vettel.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

A MUDANÇA QUE FEZ HAMILTON CAMPEÃO
Lewis Hamilton passou por altos e baixos após a conquista do título mundial em 2008. Para retornar ao topo da F1, superou crises, desentendeu-se e fez as pazes com o pai, e mudou de equipe em busca de um novo desafio. A recompensa chegou na forma do bicampeonato
 
– Como Rosberg foi capaz de desafiar os limites de Hamilton
 
– Mercedes entra para a história da F1 com carro excepcional no início da ‘Era híbrida’

Leia a reportagem completa na REVISTA WARM UP.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.