Williams admite falta de recursos e diz que “troca pneu enquanto pedala” na F1 2024

Dave Robson revelou que foco em Grove está dividido neste início de campeonato na Fórmula 1, consequência da limitação financeira que o time possui

Chefe de desempenho da Williams, Dave Robson reconheceu que o orçamento limitado tem comprometido algumas ações para o desenvolvimento na temporada 2024 de Fórmula 1. Sem recursos adequados, o dirigente afirmou que equipe se divide entre melhorar seus processos e desenvolver o FW46.

A restrição financeira pelos lados de Grove ficou clara após o GP da Austrália, quando os britânicos alinharam apenas um carro na corrida em Melbourne. A Williams embarcou para o evento no Albert Park sem chassi reserva e viu Alexander Albon bater durante o TL1. Sem tempo hábil para conserto, a equipe tirou Logan Sargeant da prova e colocou o tailandês na pista.

“Tem muita coisa acontecendo, mas estamos trocando um pneu enquanto a bicicleta é pedalada”, destacou Robson.

“É difícil tirar um tempo da nossa programação e dar a todos a chance de se adaptar às formas de trabalho. Tem bastante coisa feita, mas há muito o que fazer”, continuou.

Dave Robson é chefe de desempenho da Williams (Foto: Reprodução)

Entre as prioridades da Williams está o período de adequação dos funcionários aos processos na fábrica, algo comprometido também pelo tempo. O time corre para arrumar os bólidos e deixá-los aptos para o GP do Japão, marcado para este final de semana.

“Em geral, precisamos melhorar as ferramentas, o software e fazer com que todos entendam como maximizar os equipamentos para levar nosso programa adiante”, revelou.

“Acho que sabemos há muito tempo que a maneira como fazemos nem sempre é completamente eficiente, mas requer ou depende de fator humano para juntar tudo”, continuou.

Com a experiência de quem já participou de campanhas vitoriosas, James Vowles, chefe da equipe, e Pat Fry, diretor-técnico, já reclamaram publicamente da estrutura da Williams. Vowles bradou devido à falta de chassi sobressalente na Austrália, enquanto Fry revelou que “tudo chega extremamente atrasado” por lá.

Alex Albon estampou o muro da curva sete em Melbourne. Carro precisou ser guinchado (Foto: AFP)

Robson destacou a honestidade e o trabalho dos dirigentes, mas ressaltou que o discurso de ambos pode ser maior do que as coisas realmente são. Para o chefe de desempenho, apesar da melhora financeira com a chegada do Dorilton Capital em 2020, ainda existe uma limitação orçamentária que obriga a Williams a dividir seu foco.

“Será fascinante saber onde estão os outros times, tenho certeza que as melhores fazem coisas bem diferentes das nossas. Acredito que a honestidade de Pat e James sobre a situação seja maior do que como as coisas realmente são”, apontou.

“Os problemas estão ali, precisam ser resolvidos e estamos fazendo isso. Compreendemos essa questão há bastante tempo, mas é difícil investir nos processos enquanto você sofre para se dedicar ao carro. Obviamente, a situação é diferente de anos atrás, agora temos um pouco mais de dinheiro. Com James e Pat, sabemos qual é o estado da arte”, completou.

Diante dos episódios e com os recursos longe de suprir a necessidade atual, a Williams não tem outra escolha a não ser continuar o trabalho. Mesmo distante da velocidade desejada, Robson acredita que a persistência trará a performance estimada pelos lados de Grove.

“Espero que possamos ir rapidamente para onde precisamos estar. Estamos em uma situação completamente diferente de quatro, cinco anos atrás. Não há dúvidas de que o desempenho vai aparecer e a forma de desenvolver e executar o projeto vai melhorar. Ao mesmo tempo, é frustrante que não possamos simplesmente cruzar os dedos e ter tudo para ontem ou hoje”, ponderou.

“Temos de seguir o que estamos produzindo na pista e aproveitar ao máximo. Não há dúvidas de que melhoramos, só queremos que isso aconteça o mais rápido possível”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.