Williams diz que reparo de chassi danificado atrasa entrega de atualizações no FW46

A Williams segue na luta para colocar na pista os dois carros no GP do Japão. Mas o corrido trabalho de arrumar o chassi danificado por Alexander Albon na Austrália deve atrasar o desenvolvimento do FW46 na temporada

O acidente de Alexander Albon logo no primeiro treino livre do GP da Austrália causou uma grande dor de cabeça para a Williams. Sem um chassi novo e sem tempo para recuperar o carro destruído, a equipe disputou a etapa de Melbourne com apenas um piloto — tirando Logan Sargeant da prova e priorizando o companheiro.

Antes do GP do Japão, neste fim de semana, o chefe James Vowles falou sobre a situação da Williams para a etapa e como o foco em reparar o chassi danificado por Albon pode atrasar a entrega de atualizações no carro para a temporada 2024 da Fórmula 1.

“Sem dúvida, vai [atrasar atualizações]. Nenhuma equipe planeja não ter um terceiro chassi, pelo menos na Fórmula 1 atual. A última vez que vi foi em 2009 [na Brawn]”, disse Vowles ao site Planet F1.

“Foi a última vez que não tivemos um terceiro carro e fomos sortudos naquele ano porque poderíamos ter perdido o campeonato por conta disso. É simplesmente inaceitável não ter seus dois carros na pista e brigando juntos por posições”, acrescentou.

Williams disputou o GP da Austrália com apenas um carro (Foto: Williams)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Estamos tentando seguir processando sistemas e transformações, mas algo está nos segurando. Neste caso, o terceiro chassi. Isso significa que, por enquanto, temos atualizações e outras peças nos planos, mas mudamos nosso trabalho para deixar o chassi em bom estado sem perder o embalo”, finalizou o dirigente.

Vowles já tinha dito que a Williams enfrenta “limite de recursos” e corre contra o tempo para levar um segundo chassi até Suzuka e, assim, garantir a participação dos dois pilotos na próxima etapa do campeonato.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 neste final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.