Ferrari diz que iniciou carro de 2025 e despista sobre Newey: “Vamos saber no futuro”

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, destacou que a escuderia está dividida em três projetos diferentes para a atual temporada da Fórmula 1, mas também para o futuro. E se esquivou sobre perguntas envolvendo o Adrian Newey, que está de saída da Red Bull

A temporada 2024 da Fórmula 1 se aproxima de sua sétima etapa, o GP da Emília-Romanha, e ainda tem um longo caminho até a metade do campeonato. Mesmo assim, a Ferrari já começou a trabalhar no carro do próximo ano, independente de ter ou não Adrian Newey no projeto, segundo o chefe Frédéric Vasseur.

As últimas semanas foram agitadas nos bastidores da Ferrari. Além do interesse em Newey, que está de saída da Red Bull, a escuderia italiana tirou Loic Serra e Jérôme D’Ambrosio da Mercedes, além de trocar o engenheiro de pista de Charles Leclerc. No meio disso tudo, levou as primeiras atualizações para a SF24 em Ímola.

Relacionadas


De acordo com o dirigente, às vésperas da sétima etapa do ano, a Ferrari já começou o desenvolvimento do carro de 2025 e não vai comprometê-lo esperando Newey e nem vai esperar pelo novo regulamento de 2026 para investir no carro.

“Parte da equipe está trabalhando nas próximas atualizações que vamos ver durante esta temporada enquanto outra está focada no carro do próximo ano. Já iniciamos o projeto de 2025. Além disso, há trabalho em andamento há um tempo visando a unidade de potência de 2026. Enquanto não definimos a parte aerodinâmica e do chassi, trabalhamos com hipóteses e conceitos, nada mais”, afirmou Vasseur.

Ferrari aposta em novidades para a etapa em casa, em Ímola (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Adrian [Newey] tem uma lista de conquistas, é o engenheiro mais bem sucedido do paddock, mas não tenho mais comentários a fazer. Tenho confiança no pessoal da equipe e sobre o futuro… só vamos saber no futuro. Demos um bom passo adiante, mas não o suficiente porque a Red Bull continua muito à frente, mas menos do que no ano passado, então precisamos continuar trabalhando”, acrescentou.

Vasseur ainda comentou sobre as atualizações que a Ferrari vai levar para a pista de Ímola, as primeiras desde o início da temporada 2024. O dirigente afirmou que o trabalho já estava sendo desenvolvido desde antes da abertura do certame, há dois meses, e que só agora foi aprovado para acelerar.

“Começamos a trabalhar [nas atualizações] antes do início da temporada. Decidimos trazer o pacote completo para Ímola porque não queríamos fazer isso em um fim de semana de corrida sprint, como em Miami, com apenas um treino livre e que não é fácil gerenciar. Poderíamos ter apostado e tentado, mas no fim focamos em Ímola”, destacou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. O TL1 abre o fim de semana de pista na sexta-feira, às 8h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto o TL2 acontece a partir das 11h45. No sábado, o TL3 será às 7h30, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.