Ferrari evita criticar show, mas diz que F1 “mandou mal no esporte” em Las Vegas
Frédéric Vasseur disse que é possível fazer um espetáculo grandioso focado no entretenimento sem atrapalhar a parte esportiva, mas não viu isso acontecer com a F1 em Las Vegas
Mais calmo depois da explosão após o TL1 de dez minutos em Las Vegas, Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, escolheu bem as palavras para falar sobre a sexta-feira da Fórmula 1 na badalada cidade americana e foi mais polido nas críticas. Convencido de que o espetáculo foi “ótimo para a categoria”, não quis criticar o show pirotécnico, mas deixou claro que o esporte ficou em segundo plano.
A equipe italiana acabou sendo a grande prejudicada pela falta de cuidado da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com o esporte. Na primeira sessão, Carlos Sainz passou por cima de um bueiro em alta velocidade e levou a tampa junto, incidente que causou danos enormes à SF-23 do espanhol. Foi preciso trocar a bateria da unidade de potência, e, por conta disso, o piloto perderá dez posições no grid de largada do GP de Las Vegas.
Assim que constatou o tamanho do estrago, Vasseur disse que se tratava de uma situação “inaceitável”. Após o TL2, diminuiu o tom: “Continuo convencido de que este evento é ótimo para a Fórmula 1, e isso já aconteceu em Mônaco e Baku há alguns anos”, começou o francês na coletiva de imprensa.
“Lembro que em Zandvoort tocaram música nas arquibancadas e todos começaram a copiar essa ideia, talvez seja um avanço e também caminhemos em uma direção mais de entretenimento, mas temos de cuidar da parte esportiva”, continuou o dirigente, seguindo em sua defesa do espetáculo.
“É uma história completamente diferente. Estou frustrado e também com medo porque Carlos bateu em uma peça de metal a 320 km/h, o que poderia ter sido muito pior. Mas não precisa misturar tudo, acho o show ótimo e estou muito feliz com tudo o que o Liberty fez para esta corrida. Estive ontem no Paddock Club durante a cerimônia e nunca tinha visto nada parecido”, frisou Vasseur, deixando claro que, ao seu ver, F1 e FIA “não fizeram um bom trabalho” no que diz respeito à corrida.
“Acho que [o show] é genial para a Fórmula 1, mas essa não é uma razão para não fazer o trabalho no quesito esportivo e coisas assim. São dois tópicos diferentes. Não quero misturar as coisas, desculpa a fala, mas eles mandaram mal na parte esportiva porque fizeram o espetáculo. Você pode fazer o espetáculo e também um bom trabalho esportivo, uma coisa não afeta a outra”, concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!