Leclerc lidera TL2 da chacota em dia de F1 perdida no personagem em Las Vegas

Uma bagunça que mais parecia a tentativa de salvar uma piada perdida. Foi assim que a Fórmula 1 encerrou o primeiro dia de pista no GP de Las Vegas. Charles Leclerc liderou o TL2

Fórmula 1 e FIA têm cada uma a sua cota de decisões contestáveis e dias que gostariam fazer todo mundo esquecer. Mas o que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) se aproximou de uma chacota no já por natureza bufão GP de Las Vegas. O relógio local apontava 2h30 (7h30 de Brasília, GMT-3), quando finalmente o treino livre 2 começou. E Charles Leclerc foi o líder, mas pouco importou o que aconteceu na tabela de tempos.

O motivo pelo atraso foi segurança. Durante o TL1, após cerca de dez minutos de bandeira verde, Carlos Sainz se chocou contra uma tampa solta de bueiro na reta e destruiu a parte inferior do carro, causando bandeira vermelha e, em seguida, o cancelamento do treino após apenas alguns minutos. Esteban Ocon também bateu ali e danificou gravemente o chassi, que teve de ser mudado.

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Começou, então, uma força-tarefa entre FIA, F1 e organização da prova para analisar todos os bueiros da pista e trabalhar ativamente em 30 destes para adequá-los às necessidades de segurança no traçado.

“Após a inspeção, detectamos que foi o molde de concreto que cerca a tampa do bueiro que falhou. Temos de checar todos os outros bueiros, o que vai levar algum tempo”, afirmou A FIA em comunicado àquela altura.

O TL2 começou a ser assunto. Decisão inicial foi aumentar a sessão em 30 minutos, para 1h30min, tentando compensar o cancelamento do TL1. Mas a atividade foi adiada e empurrada da 0h local (5h de Brasília) para 2h. Depois, 2h15; aí, 2h30. Como a F1 deveria entregar a pista para voltar a fazer parte da convivência diária de Las Vegas às 4h, o horário ficou apertado.

No meio da busca por realizar o treino e sem tempo para escoar as pessoas antes das 4h, a organização decidiu esvaziar as arquibancadas antes do TL2 e realizar o treino sem público. Faltava saber se haveria, de fato, o treino. E teve, mesmo com gente mexendo nos buracos até instantes antes da bandeira verde. Mas, completamente perdida no personagem, a F1 expulsou até mesmo os fotógrafos após metade do treino.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 1h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 5h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

O trabalho da organização, com FIA 1 F1 para resolver o problema dos bueiros (Foto: AFP)

Confira como foi o TL2:

Todo o cenário caótico descrito na introdução do texto levou à probabilidade de cancelamento do treino, mas a F1, mesmo contra o bom senso, resolveu ir ao traçado de Las Vegas no meio da madrugada na ‘Cidade do Pecado’. A temperatura ambiente era de 14°C, enquanto a sensação térmica chegava a 16°C.

Enfim, após cerca de seis horas de interrupção, a categoria voltou a receber bandeira verde. Carlos Sainz e Esteban Ocon, que tiveram os carros danificados pelo bueiro, contaram com rápido trabalho de reparos e estavam prontos. Ocon teve de mudar o chassi, enquanto Sainz, além do chassi, viu mudanças de bateria e motor. Acabou punido com cinco posições do grid de largada por exceder o limite de componentes por temporadas.

A atividade de uma hora e meia de duração, foi a cabo, então. Logo de cara, Lando Norris avisou no rádio que o carro entrara em modo de ‘mancar para casa’. Pouco depois, o CEO da McLaren, Zak Brown, diria que fora apenas um modo no carro, não um problema. Suficiente para Fernando Alonso receber o aviso de que Norris estava lento demais.

A falta de aderência aparecia novamente. Escapadas de Sergio Pérez na curva 12 e de Lance Stroll, que rodou na 14, foram as principais. Nada grave, portanto. Enquanto isso, George Russell avisava que estava “sem traseira”; Logan Sargeant e Alonso, por outro lado, registravam a maneira como o pneu se desgastava.

Com as voltas rápidas se somando, nada demorou para o tempo de Charles Leclerc no TL1 começar a cair: o próprio Charles liderou, mas Max Verstappen logo passou por ali com 1min38s209 e assumiu a ponta.

Fernando Alonso e a Esfera vestida de Aston Martin (Foto: Aston Martin)

Após a primeira meia hora, Verstappen liderava com Leclerc somente 0s116 atrás. Alexander Albon, Sainz, Pérez, Lewis Hamilton, Kevin Magnussen, Sargeant e Alonso formavam o top-10.

“Verstappen já está na corrida”, avisou Sainz à equipe após o tricampeão vir para cima como quem faz uma ultrapassagem. Outro momento de quase confusão foi quando Daniel Ricciardo lamentou ter pêgo tráfego. A AlphaTauri respondeu “Hamilton, né? Ele não devia estar aí”, falou o engenheiro.

Os tempos de volta começavam a cair bastante. Na próxima rodada de giros velozes, Leclerc virou 1min36s660, enquanto Sainz, de chassi novo, veio a reboque e andou somente 0s082 atrás.

Nico Hülkenberg recebeu notificação por ignorar as ordens da direção de prova ao se posicionar no lugar errado daquele indicado pelo diretor para a saída do pit-lane. Alonso, por sua vez, era outro a reclamar de Hamilton, por ter sido bloqueado.

As equipes se somavam com voltas competitivas e próximas a partir do momento em que puseram pneus macios. Alonso foi para a frente, com 1min36s657. Leclerc estava somente 0s003 atrás, em segundo, enquanto Hamilton tinha 0s006 de desvantagem. Albon aparecia somente 0s031 mais lento, ao passo que Pérez e Sainz pintavam 0s053 e 0s085 atrás, respectivamente. Seis pilotos no mesmo décimo, com direito a cinco equipes diferentes.

Mas era difícil, mesmo, conter Leclerc, que a cada chance renovava a liderança. Foi com ele que a Ferrari baixou para a casa de 1min35s e Sainz logo embarcou. Após uma hora, os dois eram primeiro e segundo, enquanto Pérez, Valtteri Bottas, Verstappen, Hülkenberg, Alonso, Hamilton, Albon e Norris fechavam o top-10.

Em seguida, Hülkenberg parou nos boxes e saiu do carro para a Haas mexer. O piloto alemão desistiu de utilizar o carro atualizado e voltou para a versão anterior do bólido de 2023, mas o problema foi atrás.

“Ainda temos alguns ajustes para fazer. Dá para fazer ainda hoje?”, questionou Hamilton, apenas para ouvir que não haveria tempo, uma vez que o TL2 só tinha mais 20 minutos pela frente. Na McLaren, a questão era de superaquecimento tanto para Norris quanto para Oscar Piastri, mas nenhum deles ficava tempo demais fora da pista.

Max Verstappen foi sexto colocado no TL2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Nos minutos derradeiros, Sargeant saiu para tentar encontrar uma volta arrasa-quarteirão, mas passou direto, foi para a área de escape e se desculpou com a Williams, que não se importou muito. O outro carro da equipe inglesa foi usado para Piastri pegar vácuo em seguida: um indicativo do que vem pela frente na classificação.

Nos minutos derradeiros, Sargeant saiu para tentar encontrar uma volta arrasa-quarteirão, mas passou direto, foi para a área de escape e se desculpou com a Williams, que não se importou muito. O outro carro da equipe inglesa foi usado para Piastri pegar vácuo em seguida: um indicativo do que vem pela frente na classificação.

Não havia muito mais a mudar, contudo: Leclerc liderou com 1min35s265 e ficou seguido por Sainz, Alonso, Pérez, Bottas, Verstappen, Hülkenberg, Lance Stroll, Hamilton e Albon.

F1 2023, GP de Las Vegas, EUA, TL2:

1C LECLERCFerrari1:35.265 39
2C SAINZFerrari1:35.782+0.51739
3F ALONSOAston Martin Mercedes1:35.793+0.52838
4S PÉREZRed Bull Honda1:36.085+0.82036
5V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:36.129+0.86436
6M VERSTAPPENRed Bull Honda1:36.183+0.91837
7N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:36.489+1.22433
8L STROLLAston Martin Mercedes1:36.496+1.23141
9L HAMILTONMercedes1:36.663+1.39842
10A ALBONWilliams Mercedes1:36.688+1.42342
11L NORRISMcLaren Mercedes1:36.864+1.59933
12G RUSSELLMercedes1:36.890+1.62537
13K MAGNUSSENHaas Ferrari1:36.917+1.65237
14O PIASTRIMcLaren Mercedes1:36.987+1.72235
15P GASLYAlpine1:37.134+1.86933
16E OCONAlpine1:37.241+1.97637
17Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:37.412+2.14741
18G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:37.656+2.39136
19D RICCIARDOAlphaTauri Honda1:37.680+2.41540
20L SARGEANTWilliams Mercedes1:38.140+2.87542
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