Leclerc lidera TL2 da chacota em dia de F1 perdida no personagem em Las Vegas
Uma bagunça que mais parecia a tentativa de salvar uma piada perdida. Foi assim que a Fórmula 1 encerrou o primeiro dia de pista no GP de Las Vegas. Charles Leclerc liderou o TL2
Fórmula 1 e FIA têm cada uma a sua cota de decisões contestáveis e dias que gostariam fazer todo mundo esquecer. Mas o que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17) se aproximou de uma chacota no já por natureza bufão GP de Las Vegas. O relógio local apontava 2h30 (7h30 de Brasília, GMT-3), quando finalmente o treino livre 2 começou. E Charles Leclerc foi o líder, mas pouco importou o que aconteceu na tabela de tempos.
O motivo pelo atraso foi segurança. Durante o TL1, após cerca de dez minutos de bandeira verde, Carlos Sainz se chocou contra uma tampa solta de bueiro na reta e destruiu a parte inferior do carro, causando bandeira vermelha e, em seguida, o cancelamento do treino após apenas alguns minutos. Esteban Ocon também bateu ali e danificou gravemente o chassi, que teve de ser mudado.
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Começou, então, uma força-tarefa entre FIA, F1 e organização da prova para analisar todos os bueiros da pista e trabalhar ativamente em 30 destes para adequá-los às necessidades de segurança no traçado.
“Após a inspeção, detectamos que foi o molde de concreto que cerca a tampa do bueiro que falhou. Temos de checar todos os outros bueiros, o que vai levar algum tempo”, afirmou A FIA em comunicado àquela altura.
O TL2 começou a ser assunto. Decisão inicial foi aumentar a sessão em 30 minutos, para 1h30min, tentando compensar o cancelamento do TL1. Mas a atividade foi adiada e empurrada da 0h local (5h de Brasília) para 2h. Depois, 2h15; aí, 2h30. Como a F1 deveria entregar a pista para voltar a fazer parte da convivência diária de Las Vegas às 4h, o horário ficou apertado.
No meio da busca por realizar o treino e sem tempo para escoar as pessoas antes das 4h, a organização decidiu esvaziar as arquibancadas antes do TL2 e realizar o treino sem público. Faltava saber se haveria, de fato, o treino. E teve, mesmo com gente mexendo nos buracos até instantes antes da bandeira verde. Mas, completamente perdida no personagem, a F1 expulsou até mesmo os fotógrafos após metade do treino.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL3 está marcado para as 1h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 5h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.
Confira como foi o TL2:
Todo o cenário caótico descrito na introdução do texto levou à probabilidade de cancelamento do treino, mas a F1, mesmo contra o bom senso, resolveu ir ao traçado de Las Vegas no meio da madrugada na ‘Cidade do Pecado’. A temperatura ambiente era de 14°C, enquanto a sensação térmica chegava a 16°C.
Enfim, após cerca de seis horas de interrupção, a categoria voltou a receber bandeira verde. Carlos Sainz e Esteban Ocon, que tiveram os carros danificados pelo bueiro, contaram com rápido trabalho de reparos e estavam prontos. Ocon teve de mudar o chassi, enquanto Sainz, além do chassi, viu mudanças de bateria e motor. Acabou punido com cinco posições do grid de largada por exceder o limite de componentes por temporadas.
A atividade de uma hora e meia de duração, foi a cabo, então. Logo de cara, Lando Norris avisou no rádio que o carro entrara em modo de ‘mancar para casa’. Pouco depois, o CEO da McLaren, Zak Brown, diria que fora apenas um modo no carro, não um problema. Suficiente para Fernando Alonso receber o aviso de que Norris estava lento demais.
A falta de aderência aparecia novamente. Escapadas de Sergio Pérez na curva 12 e de Lance Stroll, que rodou na 14, foram as principais. Nada grave, portanto. Enquanto isso, George Russell avisava que estava “sem traseira”; Logan Sargeant e Alonso, por outro lado, registravam a maneira como o pneu se desgastava.
Com as voltas rápidas se somando, nada demorou para o tempo de Charles Leclerc no TL1 começar a cair: o próprio Charles liderou, mas Max Verstappen logo passou por ali com 1min38s209 e assumiu a ponta.
Após a primeira meia hora, Verstappen liderava com Leclerc somente 0s116 atrás. Alexander Albon, Sainz, Pérez, Lewis Hamilton, Kevin Magnussen, Sargeant e Alonso formavam o top-10.
“Verstappen já está na corrida”, avisou Sainz à equipe após o tricampeão vir para cima como quem faz uma ultrapassagem. Outro momento de quase confusão foi quando Daniel Ricciardo lamentou ter pêgo tráfego. A AlphaTauri respondeu “Hamilton, né? Ele não devia estar aí”, falou o engenheiro.
Os tempos de volta começavam a cair bastante. Na próxima rodada de giros velozes, Leclerc virou 1min36s660, enquanto Sainz, de chassi novo, veio a reboque e andou somente 0s082 atrás.
Nico Hülkenberg recebeu notificação por ignorar as ordens da direção de prova ao se posicionar no lugar errado daquele indicado pelo diretor para a saída do pit-lane. Alonso, por sua vez, era outro a reclamar de Hamilton, por ter sido bloqueado.
As equipes se somavam com voltas competitivas e próximas a partir do momento em que puseram pneus macios. Alonso foi para a frente, com 1min36s657. Leclerc estava somente 0s003 atrás, em segundo, enquanto Hamilton tinha 0s006 de desvantagem. Albon aparecia somente 0s031 mais lento, ao passo que Pérez e Sainz pintavam 0s053 e 0s085 atrás, respectivamente. Seis pilotos no mesmo décimo, com direito a cinco equipes diferentes.
Mas era difícil, mesmo, conter Leclerc, que a cada chance renovava a liderança. Foi com ele que a Ferrari baixou para a casa de 1min35s e Sainz logo embarcou. Após uma hora, os dois eram primeiro e segundo, enquanto Pérez, Valtteri Bottas, Verstappen, Hülkenberg, Alonso, Hamilton, Albon e Norris fechavam o top-10.
Em seguida, Hülkenberg parou nos boxes e saiu do carro para a Haas mexer. O piloto alemão desistiu de utilizar o carro atualizado e voltou para a versão anterior do bólido de 2023, mas o problema foi atrás.
“Ainda temos alguns ajustes para fazer. Dá para fazer ainda hoje?”, questionou Hamilton, apenas para ouvir que não haveria tempo, uma vez que o TL2 só tinha mais 20 minutos pela frente. Na McLaren, a questão era de superaquecimento tanto para Norris quanto para Oscar Piastri, mas nenhum deles ficava tempo demais fora da pista.
Nos minutos derradeiros, Sargeant saiu para tentar encontrar uma volta arrasa-quarteirão, mas passou direto, foi para a área de escape e se desculpou com a Williams, que não se importou muito. O outro carro da equipe inglesa foi usado para Piastri pegar vácuo em seguida: um indicativo do que vem pela frente na classificação.
Nos minutos derradeiros, Sargeant saiu para tentar encontrar uma volta arrasa-quarteirão, mas passou direto, foi para a área de escape e se desculpou com a Williams, que não se importou muito. O outro carro da equipe inglesa foi usado para Piastri pegar vácuo em seguida: um indicativo do que vem pela frente na classificação.
Não havia muito mais a mudar, contudo: Leclerc liderou com 1min35s265 e ficou seguido por Sainz, Alonso, Pérez, Bottas, Verstappen, Hülkenberg, Lance Stroll, Hamilton e Albon.
F1 2023, GP de Las Vegas, EUA, TL2:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:35.265 | 39 | |
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:35.782 | +0.517 | 39 |
3 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:35.793 | +0.528 | 38 |
4 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:36.085 | +0.820 | 36 |
5 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:36.129 | +0.864 | 36 |
6 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:36.183 | +0.918 | 37 |
7 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:36.489 | +1.224 | 33 |
8 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:36.496 | +1.231 | 41 |
9 | L HAMILTON | Mercedes | 1:36.663 | +1.398 | 42 |
10 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:36.688 | +1.423 | 42 |
11 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:36.864 | +1.599 | 33 |
12 | G RUSSELL | Mercedes | 1:36.890 | +1.625 | 37 |
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:36.917 | +1.652 | 37 |
14 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:36.987 | +1.722 | 35 |
15 | P GASLY | Alpine | 1:37.134 | +1.869 | 33 |
16 | E OCON | Alpine | 1:37.241 | +1.976 | 37 |
17 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:37.412 | +2.147 | 41 |
18 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:37.656 | +2.391 | 36 |
19 | D RICCIARDO | AlphaTauri Honda | 1:37.680 | +2.415 | 40 |
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:38.140 | +2.875 | 42 |