Ferrari exalta experiência de Hamilton e espera “impulso” em 2025: “Estamos isolados”
Frédéric Vasseur valorizou chegada de Lewis Hamilton à Ferrari em 2025 e a importância de receber “pessoas vindo de outras equipes”
Com o regulamento técnico atual ainda válido para 2025, a grande novidade para o ano que vem na Fórmula 1 está nas mudanças de pilotos entre equipes. A principal, sem dúvidas, é a saída de Lewis Hamilton da Mercedes e a ida à Ferrari. Frédéric Vasseur, chefe da equipe italiana, valorizou a chegada do heptacampeão mais uma vez e exaltou a bagagem que o britânico traz a Maranello.
Vasseur destacou a importância de ter pessoas de diferentes culturas chegando à equipe e trazendo experiência e conhecimentos valiosos. Além de pontuar esse fator na chegada de Hamilton, também destacou que a Ferrari está “um pouco isolada” quando se trata desta troca de conhecimentos.
Por isso, Vasseur espera “um bom impulso” para a esquadra com a chegada do veterano Hamilton em 2025. Desta maneira, também está na expectativa de “melhorar um pouco em todas as áreas” da equipe.
“Acho que é sempre importante ter pessoas vindo de outras equipes com uma cultura diferente”, disse em conversa com a imprensa em Abu Dhabi. “Não tem nada a ver com italianos, ingleses ou qualquer outra coisa. É só que estamos em um negócio onde a transferência de conhecimento é importante e, como Ferrari, estamos um pouco isolados”.

“Mas isso será um bom impulso para nós. Já é o caso, porque fomos recrutados um pouco por outra equipe. Acho que é um bom impulso porque você vê as coisas de uma maneira um pouco diferente”, continuou.
“Estou convencido de que Lewis virá com sua própria experiência, com o histórico de 17, 18 anos na F1, com títulos e assim por diante. Isso será um bom impulso para manter essa mentalidade, para tentar melhorar um pouco em todas as áreas. Não é que o desempenho vem dos outros para a equipe, não é que o desempenho venha só do meu herói ou algo assim. Vem de todos e isso é importante”, descreveu.
Inclusive, esta não será a primeira vez que os caminhos de Hamilton e Vasseur se cruzarão. Antes de estrear pela McLaren em 2007, o inglês conquistou o título da GP2 pela ART GP, equipe fundada pelo francês junto de Nicholas Todt.
Vasseur, então, relembrou como era o jovem Hamilton antes de se tornar multicampeão na F1, mas já tendo uma mentalidade para “focar nos pequenos detalhes”.

“Eu me lembro perfeitamente do Lewis em 2006. Ele já era assim, focado em pequenos detalhes. No final das contas, acho que, em média, a diferença entre a McLaren e nós, talvez na classificação, é de alguns centésimos. E estamos nesse estágio, assim como Red Bull e Mercedes, no qual falamos sobre detalhes que vêm de 100 áreas do carro. Precisamos realmente ter esse tipo de mentalidade para buscar os últimos 1000 em cada área. E acho que Lewis será um bom ativo para isso também”, concluiu.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

