Ferrari lamenta bandeira vermelha no Q1, mas vê “boa chance de alcançar McLaren”

Frédéric Vasseur disse que acidente de Logan Sargeant que causou a bandeira vermelha no Q1 atrapalhou planos da Ferrari, mas vê boas possibilidades de pontos grandes do time no GP do Japão

A classificação do GP do Japão, ocorrida neste sábado (23), representou um retorno à realidade para a Ferrari após uma corrida dos sonhos em Singapura. No entanto, a equipe não sofreu tanto, garantindo a segunda fila com Charles Leclerc, que ficou em quarto, apenas alguns milésimos atrás da dupla da McLaren, e a sexta posição, com Carlos Sainz. Segundo Frédéric Vasseur, chefe da equipe de Maranello, os resultados poderiam ter sido ainda melhores se não fosse a bandeira vermelha no Q1.

Por conta da batida de Logan Sargeant, a Ferrari teve de voltar aos boxes, “desperdiçando” um conjunto extra de pneus macios. Ainda assim, a escuderia italiana ainda conseguiu ficar à frente de Sergio Pérez e da Mercedes, com quem disputam a vice-liderança no Mundial de Construtores.

“Esperávamos que a classificação fosse assim mesmo, talvez com resultados um pouco melhores. O Q1 foi difícil, tivemos de usar o segundo conjunto de pneus novos depois da bandeira vermelha e, por esse motivo, não tivemos como economizar para o Q3. No entanto, Charles [Leclerc] ficou a apenas 0s1 da primeira fila, ou até um pouco menos”, afirmou Vasseur.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz garantiu a sexta colocação (Foto: Ferrari)

“A pista estava melhorando e a temperatura estava caindo, mas foi como foi. Não podemos culpar Sargeant pelo acidente, com certeza não foi intencional. Infelizmente, tínhamos acabado de abrir uma volta antes da batida dele, então tivemos que usar o segundo conjunto. No Q2, as margens eram mínimas, então foi uma decisão acertada fazer duas voltas com Charles”, completou.

Olhando para o domingo de corrida, Vasseur foi otimista e confiante e disse que a corrida está aberta. “Demonstramos um bom ritmo na sexta-feira. A pista é muito desafiadora e está mais quente do que o normal. Será um desafio em termos de estratégia. Ainda temos uma boa chance de alcançar a McLaren. A largada aqui é sempre um ponto crítico. Não é fácil encarar as duas primeiras curvas logo no início da prova. Mas acho que o aspecto mais importante será uma estratégia limpa, porque a pista será mais exigente para os pneus”, explicou o dirigente.

Naturalmente, as considerações também são feitas com foco no campeonato. A equipe italiana está em busca da Mercedes, que vem em segundo lugar entre os construtores, com uma vantagem de 24 pontos. 

Vasseur se diz confiante para prova deste domingo (Foto: Ferrari)

“Tudo o que pudermos trazer para as próximas corridas será importante. Vemos que 0s1 pode recuperar de cinco a seis posições, então precisamos continuar fazendo esforços na fábrica e na pista daqui para frente, é a melhor maneira de termos sucesso. Se pudermos trazer algo mais, o faremos antes do final da temporada para lutar até o fim”, revelou. 

“A Red Bull é dominante. Provavelmente o que aconteceu em Singapura foi uma anomalia, hoje fizeram um ótimo trabalho. Suzuka, por definição, é a melhor pista para eles, e não esperávamos nada diferente. Teremos outras oportunidades, e nosso objetivo será colocar um pouco de pressão, porque se fizermos isso, talvez cometam erros, como aconteceu semana passada. Precisamos dar um pequeno passo à frente e isso nos ajudará”, concluiu Vasseur.

A largada para o GP do Japão está prevista para as 2h de sábado, horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Antes, à 1h40, o GP abre a transmissão em segunda tela na GPTV, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.