Ferrari modera expectativas para 2025: “No papel é muito bom, mas tudo é relativo”
Apesar da evolução vista no carro em 2024 e da chegada de Lewis Hamilton para formar dupla ao lado de Charles Leclerc, Frédéric Vasseur preferiu manter os pés no chão quanto às chances da Ferrari de conquistar algum título na temporada 2025
É até difícil de lembrar qual foi a última vez em que a Ferrari chegou ao fim de uma temporada na Fórmula 1 tão otimista com as possibilidades de brigar pelo título no ano seguinte. De qualquer maneira, Frédéric Vasseur, chefe da equipe, preferiu manter os pés no chão ao alertar sobre a força das rivais, principalmente de Red Bull e McLaren, e citou até mesmo a mudança de regulamento em 2026.
O time de Maranello tentou o máximo que pôde, mas por causa de apenas 14 pontos teve de se contentar com o vice-campeonato no Mundial de Construtores. Apesar da frustração após a última volta do GP de Abu Dhabi, a evolução da SF-24 e a chegada de Lewis Hamilton em 2025 para formar dupla ao lado de Charles Leclerc são alguns dos fatores que deixam até o tifosi mais pessimista com bons pressentimentos em relação ao futuro.
Vasseur, obviamente, sabe de tudo isso, mas deixou claro que nada na principal categoria do automobilismo é tão simples assim. O dirigente destacou que a Ferrari deve se preparar para começar com o pé direito desde o início, e ainda lembrou que as equipes terão se dividir no próximo certame, pois ao mesmo tempo em que duelam pelo título, precisam se preparar para as novas regras.
“No papel é muito bom, mas na Fórmula 1 tudo é relativo”, disse em entrevista ao jornal italiano La Stampa. “Se começarmos bem, isso não significa que estaremos à frente dos outros. Sabemos que temos rivais muito fortes, como a Red Bull e a McLaren”, continuou.
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“Todas as manhãs trabalhamos nos dados da noite anterior, pois queremos extrair o máximo desde o início, visto que em breve teremos de nos concentrar em 2026 e nas novas regras”, explicou Vasseur.
Por fim, o francês ainda falou das chegadas de Loïc Serra e Jérome D’Ambrosio, ambos contratados diretamente da Mercedes no início de maio. Enquanto o primeiro assumiu o posto de diretor-técnico, que foi deixado por Enrico Cardile após quase 20 anos, o segundo foi escolhido para ser chefe adjunto, atuando em conjunto com Frédéric.
“A inclusão [de Serra] está acontecendo de forma fantástica, tal como a do meu vice, Jérome D’Ambrosio, que conheço desde os tempos de Fórmula Renault. Eles farão parte da melhoria, a dinâmica é muito positiva”, encerrou.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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