Ferrari rejeita prognósticos após testes no Bahrein: “Difícil ter imagem clara”

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur explicou que condições dos testes de pré-temporada da F1 não evidenciou ordem de força e que GP da Austrália será "outra história"

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur minimizou os bons resultados obtidos por Lewis Hamilton e Charles Leclerc durante os três dias de testes da Fórmula 1 no Bahrein. O dirigente destacou o trabalho realizado por seus comandados, que vai deixar a equipe pronta para a estreia do campeonato, no GP da Austrália, marcado entre 14 e 16 de março. No entanto, explicou que é “muito cedo” para afirmar que o time estará na disputa pela vitória em Melbourne.

Para Vasseur, o mais importante foi preparar a Ferrari para a temporada e conhecer ao máximo o SF-25. O dirigente acredita que qualquer prognóstico é preliminar em decorrência do desconhecimento em torno da programação das adversárias, por conta da variação de combustível, bem como pelas condições variadas e complicadas no clima do Bahrein, que teve chuva e fortes ventos ao longo dos dias.

Outro fator é que o campeonato não vai iniciar na próxima semana no Bahrein, como foi nos outros anos. Além de um final de semana de folga, o circo da Fórmula 1 vai para a Austrália para competir em condições diferentes. Por essas e outras, a Ferrari se concentrou no próprio trabalho. Se bem executado, o resultado na temporada 2025 será consequência.

“Estamos na briga pela vitória em Melbourne? Isso é algo muito preliminar. As condições aqui no Bahrein, pela primeira vez, foram tão extremas que se torna difícil ter uma imagem clara da situação. No entanto, a situação mudou muito a cada sessão. Não sabemos o nível de combustível dos outros, o que faz ser difícil interpretar tudo”, disse o chefe da Ferrari.

Lewis Hamilton durante testes no Bahrein (Foto: Ferrari)

“Disse antes mesmo de vir para o Bahrein: temos de manter o foco no que estamos fazendo, no novo equilíbrio e em nossos números, sem pensar nos outros, então veremos como vai ser”, prosseguiu Vasseur.

“Vai ser diferente de todos os outros anos. Não vamos sair dos testes para uma prova aqui na próxima semana, nas mesmas condições. Sairemos de 10ºC, 15ºC na pista para mais de 45ºC a tarde. Estaremos pronto para Melbourne, mas a história vai ser totalmente diferente”, completou.

No entanto, Vasseur indicou que sai do Bahrein com algo para comemorar. A grande mudança da Ferrari para 2025 é a suspensão, que passa a ter formato pullrod, quando o braço da suspensão se conecta à parte superior da roda. Até aqui, de acordo com o chefe da equipe, tudo funcionou bem.

“Com a mudança da suspensão, abrimos uma nova janela para o desenvolvimento. Depois de alguns anos, vimos a necessidade de fazer algo diferente e acho que todos nós fizemos isso. Até agora está funcionando bem, não estou falando em termos de resultados, mas de números. Tudo está indo na direção certa”, finalizou o chefe da Ferrari.

Fórmula 1 agora retorna dos dias 14 a 16 de março para o GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.