Ferrari se diz “muito bem preparada” para Abu Dhabi, mas vê título “difícil de ser alcançado”
Apesar de reconhecer o tamanho do desafio que terá pela frente, Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, disse que Charles Leclerc e Carlos Sainz "vão se esforçar até a última gota de suor" para superar a McLaren na briga pelo título do Mundial de Construtores
Depois de ver a McLaren ter um domingo difícil no Catar, a Ferrari chega ao GP de Abu Dhabi — última etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 — com mais chances do que esperava na briga pelo título do Mundial de Construtores. Chefe da equipe, Frédéric Vasseur prometeu lutar até a última curva da última volta, mas foi sincero ao dizer que o objetivo é “muito difícil de ser alcançado”.
A dobradinha conquistada por Oscar Piastri e Lando Norris na sprint em Lusail parecia ter sido o primeiro passo do time de Woking para deixar o circuito catari com o troféu em mãos. No entanto, os resultados muito aquém do esperado da dupla no dia seguinte foram um banho de água fria nas pretensões de Andrea Stella e companhia, que viram a vantagem para os rivais cair para 21 pontos.
Segundo colocado no GP do Catar, Charles Leclerc esbanjou otimismo ao dizer que está focado em conseguir um 1-2 com Carlos Sainz no circuito de Yas Marina para conseguir reverter o atual cenário do campeonato. Vasseur, por sua vez, preferiu manter os pés no chão e optou pela cautela, mas deixou claro que está “no DNA da Ferrari” superar desafios aparentemente impossíveis.
“Pela primeira vez desde que a F1 entrou na era híbrida conseguimos disputar um título na última corrida — é uma conquista importante e, neste fim de semana, tentaremos fazer ainda mais. Claro que temos de ser realistas: estamos matematicamente na disputa, mas o título é muito difícil de ser alcançado”, começou o dirigente.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: GP dos Países Baixos deixa calendário da F1 após 2026
“Mesmo que terminássemos em primeiro e segundo, poderia não ser suficiente, dado que a McLaren tem uma vantagem de 21 pontos e poderia ficar satisfeita com um terceiro e um quinto lugar. No entanto, os desafios estão no DNA da Ferrari e, por isso, queremos tentar”, continuou.
Assim como aconteceu no decorrer de toda a temporada, a Ferrari está apostando no bom ritmo de corrida da SF-24 para conseguir superar a rival. Entretanto, a equipe italiana precisa, antes de qualquer coisa, conseguir bons lugares no grid de largada. E Vasseur sabe muito bem disso.
“Estamos muito bem preparados para esta corrida e sabemos que a classificação terá um papel fundamental, pois o nosso carro terá um melhor desempenho no domingo. Charles, Carlos e toda a equipe vão se esforçar até a última gota de suor para tentar levar o título para casa”, encerrou.
Com 640 pontos, a McLaren ocupa o topo da tabela de classificação, enquanto o time de Maranello vem logo atrás, em segundo, com 619 tentos. A Red Bull fecha o top-3, com 581, e não tem mais chances de brigar pelo título.
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.