Ferrari surpreende e opta por asa traseira de 2023 para SF-24 em GP da Arábia Saudita

Mudanças nos carros levando em conta características de um circuito são comuns, mas a Ferrari chamou atenção por colocar na SF-24 uma asa traseira "totalmente herdada" da temporada passada

A Ferrari optou por uma atualização curiosa para o final de semana na Arábia Saudita, que recebe a segunda etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. A equipe italiana decidiu resgatar o design da asa traseira usada no ano passado para buscar uma melhor adequação às características do circuito de rua de Jedá.

Embora urbano, o circuito saudita é bastante veloz e exige um acerto semelhante ao que se vê em pistas de alta do calendário, como Monza. Várias equipes, portanto, fizeram ajustes principalmente na parte traseira dos carros para melhorar a eficiência aerodinâmica em linha reta e reduzir o arrasto.

Nas palavras do time, o desenho da asa traseira “é totalmente herdado do carro de 2023”, atualização para atender às “peculiaridades do layout do circuito de Jedá e as exigências de eficiência”.

No GP da Itália do último ano, a escuderia de Maranello preparou uma asa traseira mais estreita comparada às rivais Red Bull e Mercedes. A mudança acabou ajudando na performance dos italianos, que viram Carlos Sainz conquistar a pole-position.

Charles Leclerc no TL1 em Jedá (Foto: Ferrari)

Para a corrida na Arábia Saudita, a Ferrari também mexeu na chamada beam wing — asa menor logo abaixo da principal que ajuda a direcionar o ar sujo para a parte de trás do carro. Red Bull, Williams, RB, McLaren e Aston Martin também revisaram as asas traseiras por conta do arrasto aerodinâmico.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua já na próxima semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9), com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.