Ferrari se surpreende com “equilíbrio” na Itália: “Normalmente só há uma Red Bull na frente”
Carlos Sainz e Charles Leclerc figuraram entre os cinco mais rápidos nos dois primeiros treinos livres do GP da Itália
A Ferrari começou forte o fim de semana do GP da Itália de Fórmula 1 após somar mais um pódio na etapa dos Países Baixos na última semana com Charles Leclerc. Após ver o SF-24 ficar entre os líderes das duas primeiras sessões de treinos em Monza, Frédéric Vasseur valorizou o trabalho da equipe e também ficou surpreso pelo equilíbrio demonstrado no topo do pelotão.
O chefe da Ferrari destacou que todos estão muito próximos e ainda deu uma cutucada na Red Bull, afirmando que a equipe conseguiu colocar os dois carros entre os mais rápidos nesta sexta-feira (30), ao contrário do que normalmente ocorre, com Max Verstappen bem à frente de Sergio Pérez.
Nesta sexta-feira, Leclerc foi o segundo mais rápido no TL1, enquanto Carlos Sainz ficou na quarta colocação. Na segunda sessão do dia, o espanhol ficou em terceiro, enquanto o piloto do #16 foi o quinto mais veloz.
“Estamos todos muito próximos. As duas Red Bull estão no grupo da frente e normalmente só vemos uma nas primeiras posições. Esperávamos uma situação semelhante no topo e temos de ter em mente que a pista vai melhorar muito. Estou satisfeito com o dia de hoje. É bom ter os dois carros nas primeiras posições e o equilíbrio está bom. Sabemos perfeitamente que de hoje até domingo à noite o caminho é muito longo. O fim de semana está equilibrado para todos, é difícil ficar na frente o tempo todo. Teremos de manter a mente aberta para tentar fazer isso”, disse.
Além disso, Vasseur também falou sobre as atualizações que a Ferrari trouxe para Monza e reforçou que, se o carro estiver bem na Itália, terá potencial para se destacar em outros circuitos.
“Aqui trouxemos assoalho e asa específicos para Monza, que não é a melhor pista para entender como estamos, mas se formos bem aqui, realmente acho que nos sairemos bem em outros lugares também. Cada pequena adição fará a diferença”, comentou.
Um dos principais fatores para este final de semana na Itália são os pneus. Além de ter de lidar com altas temperaturas nesta sexta-feira em Monza, os compostos também têm sofrido com granulação, algo que Vasseur espera ser um fator menos relevante conforme o asfalto recapeado do circuito for sendo utilizado.
“A granulação pode mudar as coisas, mas a melhoria da pista deve reduzi-la. É difícil dizer agora, mas acho que entre hoje e domingo daremos grandes passos à frente. Não sei se será o suficiente para eliminar isso, mas todos nós vamos melhorar deste ponto de vista”, analisou.
Vasseur também viu várias equipes adotarem estratégias diferentes no TL2 durante as simulações de corrida. Para o chefe da Ferrari, era necessário forçar bem os pneus logo de cara para entender o limite para o fim de semana, algo que Lewis Hamilton e a Mercedes não fizeram, e isso não passou despercebido do dirigente.
“Hoje vimos abordagens diferentes no início das simulações de corrida, mas você não pode ser tão extremo fazendo uma volta de introdução de pneus 2 segundos mais lenta (referindo-se a Hamilton), não é representativo. Se perder esse tanto nas primeiras voltas, você perde quatro ou cinco posições”, opinou.
“Nós sempre preferimos fazer isso na segunda parte do stint e não forçar muito. No entanto, há fases da corrida em que alguns tentam superar você ou você tenta superar outros carros. Então as situações são sempre diferentes e nem sempre se pode dar ao luxo de gerir os pneus. É claro que há sempre uma forma ideal de preservar os compostos, mas não é certo que será possível fazer o ideal. É sempre bom forçar logo de cara para entender qual é o limite para a corrida”, concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: LADO A LADO — Logan Sargeant x Jolyon Palmer