Ferrari visa frear ritmo de Verstappen e celebra largar na frente da Red Bull em Monza

O diretor-esportivo da equipe, Laurent Mekies, agradeceu apoio dos fãs na classificação e quer retribuir carinho com vitória em Monza. Mas, para isso, tem de quebrar boa sequência do líder da temporada e acertar estratégia perfeita para triunfar em casa

A Ferrari, envolta em uma temporada difícil em 2022 na Fórmula, pôde ao menos comemorar a pole-position na corrida em casa. Neste sábado (10), Charles Leclerc cravou 1min20s161 e quer fazer as pazes com sua torcida e coroar os tifosi com um triunfo em Monza.

Para o diretor-esportivo da equipe, Laurent Mekies, a sensação de conquistar um resultado como este é especial. “Estar com os fãs depois de dois anos sem eles é especial para nós. Não apenas uma figura de linguagem, mas os pilotos também estão ansiosos. Mas a felicidade é muita por retribuir o carinho a eles depois de alguns momentos bem difíceis.”

O francês analisou o bom desempenho de Leclerc e Carlos Sainz, que andaram muito próximos durante toda a classificação. “Charles fez um trabalho muito bom, mais uma vez fez a volta perfeita. Carlos também foi muito bem, fazendo tempos semelhantes ao seu companheiro de equipe e compondo bem o jogo.”

Laurent Mekies celebrou apoio dos tifosi da Ferrari em Monza (Foto: Ferrari)

O apoio dos italianos à equipe é crucial para um bom desempenho neste fim de semana. Na visão do francês, toda força é bem-vinda, mesmo com a pressão de vencer na Itália. “Nós tendemos a amplificar ou exagerar certos erros ou decisões e estar aqui certamente ajuda”, falou.

Laurent sabe que, para seguir com a boa fase em Monza, o adversário é bem duro. A Red Bull e Verstappen vão vender caro um triunfo para os ferraristas, por isso, a celebração em largar na frente dos rivais na temporada. “Max está vencendo desde a volta das férias e, em última análise, teremos de entender qual seu ritmo, que jogo de pneus vai usar para podermos batê-lo.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O atual campeão mundial é o alvo da Ferrari na corrida de domingo, portanto, qualquer erro será fatal para os rumos da equipe na temporada. “Sabemos que não vai ser fácil manter a liderança e levar a vitória para casa, pois vimos que Max [Verstappen] é capaz de vencer largando mais atrás.”

Sainz trocou toda a unidade de potência e vai largar em 18º no GP da Itália (Foto: AFP)

Mekies fez um balanço de como deve vir a Ferrari e acredita que não deve mudar muita coisa em relação à corrida em Spa-Francochamps. “Estávamos encurralados nas escolhas feitas na Bélgica e aqui, parece que superamos esse desafio. Na corrida, faltou um algo mais e amanhã teremos a noção se melhoramos ou se teremos dificuldades. No contexto atual, trata-se de melhorar a performance.”

Por fim, o diretor-esportivo não descartou a Mercedes como postulante à vitória na corrida de domingo (11). Para ele, o desempenho ruim na classificação das Flechas de Prata não condizem com o ritmo de corrida no dia seguinte. “Eles estiveram na briga em Budapeste, Spa e Zandvoort, então, esperamos que estejam mais próximos de nós amanhã. Mas temos uma equipe de profissionais fortes o suficiente para mostrar suas habilidades e extrair o máximo de desempenho de nossos carros”, completou Mekies.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. No domingo, a corrida começa às 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.